Data Literacy: Nova economia requer profissionais alfabetizados em dados para diferentes áreas

A utilização de dados por organizações dos setores público e privado vem ganhando cada vez mais espaço e importância para diferenciais estratégicos competitivos, consolidação de resultados e transparência. Diante da presença crescente dos números, índices e estatísticas em todos os lugares, inclusive acessíveis ao público final – seja ele consumidor ou cidadão – a alfabetização de dados é uma vertente a ser considerada para profissionais de diferentes setores da nova economia, uma vez que passa a ser essencial saber fazer a leitura, análise, gerenciamento e argumentação dessas informações.

Grandes adaptações e transformações ocorrem no setor público, nas esferas federal, estadual e municipal. Enquanto os portais de transparência sobre o uso de recursos públicos se consolidam, desde o início da pandemia, os painéis com números dos casos, mortes, recuperados e vacinados em relação à  Covid-19, tornaram-se ferramentas analíticas de rotina acessíveis para monitoramento e tomadas de decisões por parte dos governantes e de fiscalização para a sociedade. No entanto, uma das principais mudanças aconteceu na legislação, por meio da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

Essa geração de volumes massivos de dados proporciona iniciativas privadas de empresas que atualmente ofertam uma infinidade de produtos e serviços já presentes no nosso cotidiano, e que são aperfeiçoados com base nas informações e experiência do usuário – agora mais fiscalizadas pela LGPD. Essa inundação de dados no mercado, entretanto, transbordou a realidade dos profissionais de Tecnologia e alcançou todas as áreas, tornando-se fundamentais para o desenvolvimento de estratégias operacionais, comerciais e de marketing, por exemplo, por parte de funcionários de diferentes níveis hierárquicos, em companhias de ramos de atuação diversos.

De acordo com a pesquisa Global State of Enterprise Analytics 2019, 60% das empresas no Brasil já utilizam Data & Analytics, e esse número tende a crescer rapidamente. Por isso a necessidade real de uma alfabetização de dados para ajudar cada colaborador a entender com que tipo de informação está trabalhando, como pode extrair os melhores insights sem ferir a lei e, principalmente, fazer a pergunta certa aos dados que têm nas mãos. A LGPD exige controles claros, planos de comunicação (em casos de incidentes), relatórios e auditoria. Dessa forma, um corpo funcional alfabetizado em dados estará muito mais preparado para lidar com essas demandas.

Como cidadãos, temos a obrigação de entendermos e questionarmos os dados e informações que chegam até nós, seja através de um portal de notícias, um telejornal ou uma simples troca de mensagens. Nas empresas, verifica-se hoje, uma preocupação em iniciar programas de alfabetização de dados para os seus colaboradores, inclusive, muitas delas criando programas para esse fim. Entretanto, a grande maioria não sabe por onde começar, e aí é que entra um programa mundial denominado Data Literacy Project, liderado por grandes empresas do setor, que possui um conteúdo gratuito para iniciar questões básicas, desde a metodologia até os treinamentos. Esse programa pode ser acessado em www.thedataliteracyproject.org.

E também, no âmbito acadêmico, empresas privadas realizam parcerias com universidades para a disponibilização dos conteúdos, materiais e treinamentos aos alunos e professores. O objetivo das parcerias destas instituições é democratizar o conhecimento e preparar os estudantes, que são a próxima geração a adentrar no mercado corporativo, formando uma geração dotada de diferenciais e habilidades essenciais para a nova realidade das companhias.

Portanto, independentemente do programa, o importante é o conhecimento. E esse conhecimento, mais do que uma mera formalidade acadêmica ou corporativa, é vital para o negócio e para a empregabilidade das pessoas.

O uso da ciência de dados para gerar uma sociedade melhor

Painéis desenvolvidos em Qlik são usados em distintas esferas de governo, para trazer acessibilidade para quem quer ver a distribuição e gasto dos recursos públicos, essa ferramenta vem sendo amplamente usada para satisfação de uma sociedade transparente que pode acessar a informação através dos portais públicos e acompanhar em painéis o ajuste de contas. A ciência de dados é aplicada em variadas vertentes, inclusive na atividade do setor público. Condicionados ao rápido desenvolvimento de tecnologias e sociedades, os Governos necessitam solucionar tarefas complexas e gerenciar procedimentos simultaneamente. As plataformas inteligentes agem na coleta, tratamento, filtro e analise de uma quantidade exponencial de dados. Governos locais, agências federais e departamentos utilizam ferramentas orientadas a dados para otimizar seu trabalho e aprimorar variados assuntos.

Big Data Fiscal

Na atualidade estamos na era da informação e o termo Big Data Fiscal é comum entre os profissionais de detecção de fraudes. As ferramentas de BI  e de Data Analytics são eficientes e processam volumes de dados exponenciais. Regressão linear, aprendizado da máquina e análise de padrões são aplicações estatísticas muito úteis para os interessados na área da ciência de dados.

Compreender e absorver os conceitos dos sistemas Big Data é uma forma de estar a frente quando o assunto é tendências da tecnologia. Essa inovação é aderida pelas fiscalizações da Receita Federal do Brasil (RFB) no momento da detecção de fraudes e irregularidades. O Big Data Fiscal é alicerçado em um grande conjunto de informações com aplicabilidade às demandas da fiscalização tributária. Órgãos como a Receita Federal e as Secretarias estaduais usam essas ferramentas para cruzar dedos e detectar sonegações de impostos e evasões fiscais. Assim, é possível gerenciar de um jeito eficiente a arrecadação de verbas públicas.

– DEMONSTRAÇÕES DE FLUXO DE CAIXA ANALISADOS:

Com a demonstração de fluxo de caixa (DFC) é possível fornecer apoio direto às decisões financeiras das companhias. Realizando esse cálculo as possibilidades de investimentos ficam mais claras em comparação com relatórios de gastos. O Big Data Fiscal é capaz de cruzar essas informações rapidamente e encontrar possíveis irregularidades. Logo, é inteligente analisar suas demonstrações contábeis e prezar pela qualidade de dados registrados. A análise das DFC possibilita o detalhamento dos custos do seu negócio e planejamentos concretos. Registrar os itens contábeis incomuns como uma multa mais cara ou uma despesa extra fará com que se aumente o controle os gastos ao longo do ano em uma prestação de contas aos órgãos reguladores.

– INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

A AI está ativa na gestão das empresas, e o Governo já usufrui também de seus benefícios. A computação cognitiva, integrada à Internet das Coisas e às redes sociais, aumentou a velocidade de muitos processos de análises preditivas de informações. Isso torna fácil a detecção de anomalias e tendências nos cadastros dos bancos de dados fiscais. Essa tecnologia é capaz de aprender sozinha e gera dados relevantes para o fisco. O cruzamentos de massas de dados dos contribuintes segregados por Estados e Municípios. Essa grande gama de informações possibilita projetar perfis de comportamentos e simplificar o trabalho dos fiscais no momento de encontrar indícios irregulares. Manter o controle dos registros contábeis e financeiros evita problemas com a RFB.

– CRUZAMENTO DE NOTAS FISCAIS:

As notas fiscais abrem caminhos para que o fisco possa rastrear produtos e serviços fornecidos por sua empresa. Se trata de um formulário com diversos campos, códigos e classificações que trazem o maior controle das atividades empresariais pelo Governo. Ter a compreensão do layout das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) pode evitar eventuais demandas com as Secretarias estaduais. Os sistemas de Big Data Fiscal cruzam constantemente vários dados das NF-e e visualizam quais ramos de negócios são inclinados a irregularidades. Com isso, é possível identificar rapidamente possíveis indícios de sonegação de tributos. É necessário controlar informações colocadas nas notas fiscais para que sejam sempre confiáveis.

Corrupção Pública

A corrupção pública custa ao bolso do Governo muitos milhões em todo o mundo. Esse movimento é difícil de ser combatido e resolvido, continua sendo um desafio para o setor público e para a sociedade. Contudo, um novo recurso, dá esperanças de um combate efetivo: o uso de Analytics e soluções de machine learning. Os registros e licitações públicas são longos e complexos documentos que tem dezenas de páginas, cláusulas e parágrafos de linguagem rebuscada.

Isso dificulta o entendimento. Logo, para avaliá-los, é necessário ter a perícia de profissionais especialistas com capacidades específicas e conhecimento técnico para que padrões sejam apontados indicando o manuseio incorreto de fundos, ou informações, que representam indícios corruptivos. Todavia, para a análise de dados, se trata de uma simples tarefa que pode ser executada em instantes, além de estar em funcionamento todo o tempo. As soluções tecnológicas buscam rapidamente cada um dos dados.

A análise de dados pode avaliar inúmeras fontes de informações diferentes para descobrir tendências que, de outra forma, não seriam identificadas. Com a implementação de soluções tecnológicas da análise de dados, é possível fazer a captura e interpretação ágil de todas as informações, uma barreira eficaz contra fraudes. Com os dados compreendidos rapidamente, realiza-se questões complexas sobre como os recursos foram gastos, facilitando a localização de incidentes de corrupção.

Empresas não registradas

O grupo de firmas canceladas de registro abrange as empresas que não são mais registradas, desistiram de negociar e não estão sujeitas a obrigações legais e tributação. Contudo, essas organizações podem voltar a ativa em caso de necessidade. Dado esse fato, um vasto campo para ações fraudulentas é fornecido. Inúmeras vezes as empresas não estão mais no registro, mas seguem com sua operação e, finalmente, obtém renda. Algoritmos analíticos e soluções baseadas em AI estão auxiliando os Governos nesse quesito.

Os algoritmos rastreiam a atividade mesmo para as companhias que estão inativas e alarmadas em caso de atitudes suspeitas. Os algoritmos detectam a aparência do nome da empresa ou outras informações entre os dados financeiros. A divulgação das firmas canceladas de registro faz com que o Estado minimize e até impeça a evasão ilegal do pagamento de impostos.

A Qlik apoia projetos nas diferentes áreas da esfera pública e traz acessibilidade de informações ao Governo e consequentemente a sociedade. O acesso à informação faz com que a cidadania seja exercida com inclusão.

Saiba por que a Qlik é a melhor solução de BI para você

Você sabe como extrair os dados dos seus sistemas, higienizá-los e transformá-los em informações valiosas usando uma ferramenta de BI? Se você trabalha com as soluções Qlik, que entre outras qualidades faz buscas inteligentes, já está levando bastante vantagem sobre seus concorrentes.

O Qlik é a melhor solução de BI para sua organização. É mais intuitiva que as concorrentes e oferece maior usabilidade. Extrai os dados dos sistemas que a sua empresa possui, seja interno ou na nuvem, possibilitando criar análises personalizadas para auxiliar sua tomada de decisão.

Diferenciais da Qlik

A Qlik é denominada uma solução de Data Discovery fornecendo autonomia a todo usuário de negócio utilizar a ferramenta para contribuir nas tomadas de decisões. Proporciona rapidez, flexibilidade, facilidade de uso e recursos poderosos entregando respostas na velocidade de seu pensamento.

A grande vantagem da Qlik é ser considerada uma plataforma analítica e uma solução completa. Ela realiza desde o processo de extrair, transformar e carregar (ETL, Extract, Transform and Load, na sigla em inglês) dados vindos de fontes diferentes, fazendo os tratamentos necessários para higienização de dados e auxiliando a integração de dados de sistemas diferentes.

A ferramenta entrega os dados prontos para a análise. Ou seja, oferece o menor custo TCO (Total Cost Ownership). Isso porque ferramentas concorrentes podem precisar de um sistema de repositório de dados, como Data Warehouse, o que implicaria novo custo ao projeto ou até mesmo em outras licenças de diferentes produtos.

A TI não precisa se preocupar com os níveis hierárquicos previamente. É possível defini-los a qualquer momento, ao contrário das ferramentas tradicionais de BI. Além de tratar os dados, uma vez definido o script de captura, cria-se agendamentos para recargas automáticas, garantindo o compliance da análise, blindando-o de intervenções externas ou até mesmo erros humanos.

Outro destaque está na facilidade de gerar relatórios gráficos, onde a Qlik possui seu motor cognitivo qual chamamos de inteligência aumentada, onde a própria solução é capaz de criar análises baseada em seus dados e auxiliar o usuário a maneira mais adequada de visualizar seus dados.

Confira a seguir 8 vantagens da Qlik para sua empresa:

#1. Torna sua equipe autônoma, independente e informada

Com o sistema de autoatendimento da ferramenta, todo o time tem acesso às informações. A Qlik proporciona visualizações e descobertas em nível individual, além do compartilhamento entre o grupo.

Em suas últimas versões a ferramenta incorporou o motor cognitivo, onde a própria solução gera insights baseados em seus dados. É o que chamamos de inteligência aumentada, facilitando a compreensão de dados e até mesmo agilizando a montagem de dashboards.

#2 Data Storytelling

Com o data storytelling é possível tirar snapshots de seus dados (como relatórios) e usá-los em histórias estruturadas em um ou mais slides. Esses snapshots podem ser editados e permitem enfatizar dados específicos. Em outras palavras, o storytelling facilita o entendimento dos dados por meio da sua apresentação em painéis interativos.

Sabe aquelas apresentações repetitivas mensalmente? Uma vez criada, basta esperar a nova carga de dados e a apresentação está pronta, evitando o desperdício de tempo.

# 3 Governança de Dados

Governança de dados é um ponto muito forte da ferramenta. Com ela é possível administrar de forma centralizada todas aplicações e os dados, conseguindo definir em qualquer granularidade o que cada usuário pode ver. Isso mantém as informações seguras e garante sua escalabilidade em toda a organização.

Exemplo: Em uma aplicação de RH os analistas não são autorizados ver o campo “salário dos funcionários”. É o chamado corte vertical de dados, onde um campo é ocultado.

Já em um painel comercial o gestor de uma determinada região não consegue ver o que está acontecendo nas demais regiões (corte Horizontal de dados com filtros baseado no usuário).

# 4 Busca Inteligente

busca inteligente da Qlik permite encontrar informações relevantes para facilitar o processo de tomada de decisão. Basta digitar a palavra-chave no Smart Search e ela enumera as associações possíveis. Isso otimiza a busca e facilita a visão do usuário, que muitas vezes pode não saber o nome do campo que pretende buscar certo termo.

# 5 Design responsivo

Os painéis da Qlik oferecem visualização inteligente. Eles permitem que as informações sejam geradas e visualizadas corretamente em qualquer dispositivo, em qualquer lugar e a qualquer hora. Isso confere total responsividade e mobilidade para suas análises, facilitando o deploy do projeto, sem a preocupação de onde será visualizado, seja um tablet ou smartphone, ou até mesmo um computador com uma resolução diferente.

# 6 Conectividade

A Qlik possui um vasto número de conectores. A solução também aceita qualquer conexão como ODBC, OLEDB e REST API. Com o uso de APIs (Application Programming Interface) é possível a conexão com diversas fontes, como mídias sociais, sites que retornem dados, sistemas Web e Big Data, entre outros. Ou seja: conexão não é um problema para a Qlik.

# 7 Possui motor associativo

motor associativo é uma função exclusiva da Qlik, que interliga os dados e faz correlações entre eles. É simples, rápido e efetivo.

Veja o exemplo abaixo: Quando solicitamos apenas clientes do tipo Platinum, o modelo associativo Qlik retorna a resposta positiva e negativa. No caso, a negativa pode gerar importantes insights, como uma pergunta, porque não temos clientes com este perfil nas regiões South e West, enquanto no modelo tradicional ele oculta dados não relacionados ao termo pesquisado.

Modelo Associativo Qlik

Modelo Associativo Qlik2

#8 Possibilidade de personalizar e estender suas aplicações

A ferramenta aceita extensões, onde a Qlik possui sua store. Nela há mais de 500 objetos gráficos e projetos para incorporar em seu produto. Tudo é oriundo de uma comunidade open source onde o desenvolvimento não para.

Outro item importante são os mashups. É possível integrar a solução Qlik em páginas ou sistemas Web, de maneira muito rápida e simples, criando painéis de visualização personalizados conforme a identidade visual de sua empresa. Além disso, pode-se definir uma forma de navegação, com todas as possibilidades que uma página Web possui, como gerar relatórios em PDF ou até mesmo criar botões com ações.

CLIENTES SATISFEITOS COM A QLIK

Wow! Nutrition, indústria de bebidas e alimentos dona de marcas como a Sufresh e Assugrin, utiliza a solução Qlik para gerenciar o volume mensal de pedidos da empresa e uniformizar as informações. Além disso, gerencia diversas outras informações nas áreas financeira, compras, controladoria, qualidade e logística.
Entre os resultados, a equipe otimizou o tempo em cerca de 25% por dia na realização das análises.

Já a Orfeu Cafés Especiais, de Minas Gerais, passou por um reposicionamento de marca. Para acompanhar o crescimento desta fase, a empresa precisava melhorar ainda mais os seus processos internos e de gestão de vendas. Para automatizar e acelerar a análise de seus dados escolheu a Qlik pela possibilidade de implementá-la em nuvem. Em menos de seis meses de uso, a empresa já teve noção real do que é orçado, consegue gerenciar de maneira mais efetiva a área comercial, além de cruzar os dados com o setor financeiro.

Qlik possui um ótimo custo-benefício, pois oferece aos usuários as diversas vantagens de uma ferramenta de BI, ao mesmo tempo que proporciona uma distribuição de licença flexível e versátil. Ela se adapta à sua empresa, além de evitar custos adicionais, pois evita a criação de outro legado. Já deu para perceber por que a Qlik é melhor que suas concorrentes.

Então, o que você está esperando? Marque agora mesmo um horário com um de nossos especialistas para saber mais!

Conheça as principais fases de implementação de um projeto de BI

As ferramentas de Business Intelligence (BI) têm ganhado cada vez mais importância em empresas de todos os tamanhos. Sua adoção é capaz de melhorar o desempenho do negócio e planejar quais os passos mais assertivos para o futuro.

Mas para construir um BI é necessário seguir diversos passos importantes. Ignorar ou não realizar com afinco algum deles pode ser um caminho sem volta para o sucesso de seu projeto.

Entenda, neste post, a importância de cada uma dessas etapas:

#1- Fase de aquisição

Esse é o momento zero do projeto, em que sua empresa vai levantar tudo que for  necessário para o projeto. E isso inclui escolher entre desenvolver a ferramenta internamente ou procurar um fornecedor especializado.

Caso a segunda opção seja a escolhida, contar com o melhor provedor é extremamente importante. Esse fornecedor será o braço direito da empresa durante todos os processos de implantação, concedendo toda a ajuda para que o projeto seja vencedor.

Uma maneira de decidir o software que mais se adapta é realizando uma Proof of Concept (PoC). Isso garantirá de que o sistema escolhido se adequará 100% ao seu negócio.

Outras características importantes a serem observadas:

  • Escolha uma empresa que seja aliada do negócio, não apenas uma simples vendedora de software;
  • A fornecedora deve atuar como uma aliada interessada no sucesso do projeto, possuindo uma ampla visão de negócios;
  • A ferramenta ideal é aquela que esteja dentro da expectativa financeira da sua empresa e que tenha capacidade de gerar  um bom resultado — em termos de performance e confiabilidade.

# 2- Storage

Após a definição da fornecedora terceirizada – ou da construção interna – é hora de pensar onde as informações serão armazenadas. É necessário realizar uma avaliação que vai determinar qual a melhor solução tanto para armazenamento quanto para a democratização desses dados, ou seja, como você disponibilizará o dado certo, na hora certa, para pessoa correta, como essas estruturas de dados são construídas, em qual periodicidade e de onde vêm essas informações.

O grande objetivo de um storage é fazer o armazenamento inteligente de dados para que não haja um impacto direto na operação. Esse tipo de solução pode ser um Big Data, Data Lake, um banco de dados tradicional, ou até mesmo uma camada de dados proprietária do software escolhido, onde é possível governar e disponibilizar acesso correto para qualquer usuário da corporação.

Hoje começa uma nova tendência de mercado, que seria o catálogo de dados, onde o usuário consegue acessar uma espécie de mercado de dados em um ambiente amigável, onde ele “compra” exatamente o que precisa e em poucos segundo ele tem disponível uma massa de dados para construção de sua análise.

# 3- Preparação e tratamento de dados

Um estudo do instituto de pesquisas BARC (Business Application Research Center) demonstrou o quão essencial é a preparação dos dados. Enquanto os 700 entrevistados tinham uma expectativa de melhorar 50%, na realidade a taxa foi de 60%!

Mas a mesma pesquisa apontou que diversas organizações terão como destino falhar em projetos de BI simplesmente por ignorarem a importância dessa preparação. O motivo? Em muitos casos, as empresas acabam não utilizando o BI pois ele simplesmente só oferece informações sem coerência.

Para não ser refém de um software ineficiente é preciso utilizar técnicas e ferramentas que sejam capazes de prover a integridade dos dados com capacidade de administração eficiente por parte da TI.

Ele é responsável por preparar, formatar e armazenar, tratando os dados que serão utilizados nos dashboards.

A divergência de informações, citada acima, muitas vezes acontece, pois é comum os dados serem oriundos de múltiplas fontes como planilhas de Excel, software de gestão ou de relacionamento com clientes.

Esse processo permite otimizar a geração de relatórios e análise de grandes volumes de dados, facilitando a tomada de decisão. Assim é possível ter uma visão completa, e não apenas fragmentada, da situação da empresa.

# 4- Higienização

Uma pergunta importante a ser feita durante a implantação de um projeto de BI é: Qual o destino de todas as informações geradas pela empresa até hoje? Descartar tudo e começar do zero é praticamente impensável, como também deixar todos estes dados em um ‘arquivo morto’.

Para esses casos a etapa de higienização é a melhor saída. O trabalho consiste em definir parâmetros e depois unificar as informações que estão em diferentes bases: listas de clientes, fornecedores, produtos, informações cadastrais e também transacionais.

Tudo o que é útil será usado no BI: não haverá duplicidade de registros nem informações divergentes. Todos os dados terão as mesmas máscaras, formatações e de preferência, quando possível, a mesma granularidade. As informações certas estarão prontas para serem disponibilizadas no novo sistema, facilitando o seu uso.

# 5- Modelagem

Nesta etapa a inteligência faz toda a diferença. Na modelagem é realizada a filtragem das informações que já sofreram preparação, tratamento higienização, separando as úteis para o ambiente de negócios.

modelagem conduz as informações a uma etapa cubista onde os dados poderão ser levados a diversas dimensões. Caso seja escolhida a modelagem dimensional, é importante incorporar uma metodologia ágil como a Scrum ao processo tradicional.

Ela leva em conta as tendências mais recentes de User Experience, permitindo que o usuário acesse os dados de maneira simples e próxima de seu entendimento, com várias perspectivas possíveis, dentre elas o tempo e o espaço.

# 6- Visualização do dashboard com indicadores

Esta é a última parte de um projeto de Business Intelligence, conectando o software  ao repositório de dados. É por essa interface que são disponibilizadas as visualizações inteligentes e dinâmicas, sendo possível até mesmo a geração de relatórios.

Seguir todos os passos acima será a garantia de oferecer uma ferramenta que trará análises conclusivas e não um emaranhado de dados e estatísticas. Um grande diferencial para a tomada de decisão ágil e assertiva.

O intuito de adotar uma solução de BI é integrar todos os dados da empresa, criando uma central de inteligência. Agora que você conhece todos os passos necessários para a  criação de uma ferramenta realmente efetiva, continue lendo o blog da Abyt Holder para conhecer mais sobre o mundo da análise de dados!

Mais simples do que Excel: como o BI facilita a análise de dados

Não existe tomada de decisão certeira sem uma precisa análise de dados, certo? Mas você já parou para pensar na infinidade de ciladas que o uso do Excel pode trazer para a gestão de marketing da sua organização?

Se você é o gestor da área é provável que se baseie em uma série de indicadores para gerenciar e mensurar os resultados das ações de marketing advindos de diversas fontes como redes sociais, mídia impressa, inbound marketing, além dos anúncios e campanhas feitos em outros diversos canais de comunicação.

Ao usar o Excel, cada vez que você quer analisar um dado ou ter uma visão unificada do desempenho de uma ação, perde-se muito tempo importando e exportando planilhas e ainda corre o risco de perder informações valiosas, usando dados manipulados ou errados.

Concentre as análises em um único lugar

É nesse ponto que o Business Intelligence (BI) se apresenta como uma solução fundamental. Por ser uma plataforma de uso intuitivo, permite cruzar as informações de seu interesse e criar diversos cenários, o que torna mais simples a análise preditiva e até mesmo a possibilidade de solucionar problemas rapidamente.

Além disso, o Business Intelligence facilita a criação de relatórios dinâmicos, com gráficos ilustrativos, deixando as reuniões mais atrativas e de fácil compreensão.

Com o BI é muito mais fácil imputar, cruzar e analisa. Concentre as análises em um único lugar

É nesse ponto que o Business Intelligence (BI) se apresenta como uma solução fundamental. Por ser uma plataforma de uso intuitivo, permite cruzar as informações de seu interesse e criar diversos cenários, o que torna mais simples a análise e até mesmo a possibilidade de solucionar problemas rapidamente.

O grande diferencial do BI é que você tem acesso a análises mais complexas do que o Excel pode fazer, cruzando vários dados ao mesmo tempo para extrair insights que, de outra forma, seriam muito difíceis de identificar. Além disso, o Business Intelligence facilita a criação de relatórios dinâmicos, com gráficos ilustrativos, deixando as reuniões mais atrativas e de fácil compreensão.

Com o BI é possível tomar decisões com maior assertividade, reduzindo as incertezas do negócio e maximizando os resultados da sua organização.

Identifique as tecnologias essenciais

implementação do Business Intelligence começa com a identificação das tecnologias que armazenam e geram dados na empresa.

Sistemas de gestão, como ERP, CRM e Projetos; ferramentas de automação de marketing; sistema de call center; plataformas de atendimento on e off-line; entre outras soluções, devem ser listadas. Essas serão suas fontes de informação principais, de onde vêm dados importantes sobre o desempenho da organização, a percepção dos consumidores e o comportamento do mercado.

O passo seguinte é contratar uma solução de  BI que seja capaz de receber e acessar informações dessas plataformas, ou seja, sua central de inteligência. É nesse “cérebro” que o conhecimento da organização vai se transformar em vantagem competitiva, por meio de análises constantes e otimização de processos.

Certifique-se de que a tecnologia adquirida poderá conversar com todos os sistemas que a empresa utiliza ou, na impossibilidade de integrar uma ferramenta, considere substituí-la. O investimento se justificará no curto prazo com maior eficiência, produtividade e redução de custos com falhas e retrabalho.

Treine seu time

Nem a melhor tecnologia do mundo poderá fazer milagres se o seu time não estiver pronto para interpretar os insights que o Business Intelligence irá gerar. Criar uma cultura de análise de dados é essencial para que as pessoas se habituem a não fazer as coisas no impulso, mas sim, analisando cenários e tendências.

São essas questões que devem ser levantadas com o auxílio do BI: quais investimentos de marketing estão contribuindo efetivamente para os resultados financeiros; qual é o perfil dos consumidores que geram maior ticket médio; quais canais de comunicação são mais eficazes em gerar leads qualificados; quais são as épocas do ano que sua empresa tem aumento ou redução de entradas e por que.

O Excel pode te ajudar nisso? Muito difícil, pois ele não possui as funcionalidades que permitem confrontar dados estruturados e não-estruturados, resultando em análises precisas. Os insights acabam sendo fruto de análises subjetivas de quem está interpretando os dados.

Ao integrar o BI as plataformas disponíveis, essa análise muda de figura. Saiba como no próximo item.

Painel de controle

Imagine, em um único painel, você conseguir visualizar o resultado de uma campanha em cada capital, tendo a possibilidade de controlar os produtos que foram mais vendidos, os que tiveram menor participação de mercado e ainda conseguir analisar como foi o desempenho do seu principal concorrente nestas regiões?

Isso é possível com o uso do BI e da criação de dashboards. Quando se utiliza uma única plataforma para analisar as informações, você tem a possibilidade de contar com um painel de controle que pode ser consultado a qualquer momento, permitindo o cruzamento de dados e a criação do cenário que for mais conveniente para a situação.

Além das métricas de vaidade, que enchem os olhos, mas não o caixa da empresa, você pode ter, na mesma tela, o desempenho financeiro de cada campanha, canal de comunicação ou produto. A apresentação dos dados se torna muito mais consistente e intuitiva, facilitando a compreensão de todos sobre a contribuição de cada ação de marketing para os objetivos estratégicos da organização.

O dashboard se torna seu maior aliado nas reuniões com a diretoria, onde é preciso justificar o orçamento de marketing, a aquisição de ferramentas ou a contratação de novos colaboradores. E tudo isso em tempo real, então não há receio em apresentar resultados a qualquer momento. Tudo o que você tem que fazer é selecionar as informações e apresentá-las.

Essas possibilidades de integração e coordenação de informações tornam a gestão da área mais dinâmica e assertiva, potencializam a visibilidade e credibilidade do marketing dentro da companhia. Agregue inteligência na análise dos dados das suas campanhas e veja o marketing se tornar realmente estratégico!

Como funciona a implementação de uma solução de BI em finanças?

Uma solução de BI faz mais do que só coletar e processar um volume grande de dados. Por meio dele, é permitido aos gestores otimizar processos e formular estratégias que consigam ajudar a empresa a sobressair no mercado.

Por influenciar diretamente nos resultados das organizações, as fases da implementação devem ser todas realizadas com zelo. Saber quais os critérios para sua utilização, o que a ferramenta BI pode fazer pelos seus negócios, quais áreas da organização estão carecendo de cuidados. Todas essas questões precisam estar esclarecidas antes de escolher a ferramenta.

Na área de finanças, os profissionais utilizam dos dados coletados para auxiliar na tomada de decisões, ajudar as empresas a diminuírem custos e aumentarem a sua rentabilidade.

Se você não sabe o que é necessário para implementar uma solução de BI para a área de finanças e nem quais os benefícios da ferramenta, descubra isso e muito mais lendo esse post!

Critérios para a implementação

Antes da implementação de uma ferramenta de BI, é importante que os gestores tenham esclarecido quais critérios os levaram a optar pela ferramenta. Entre os principais estão:

1) ESCLARECIMENTO DOS OBJETIVOS

Definir os objetivos, e saber no que um sistema de BI vai ajudar nos negócios é o primeiro passo. Essa é uma etapa extremamente importante, pois esse esclarecimento auxilia os profissionais a compreenderem quais áreas da empresa estão carecendo de atenção.

Identificar os problemas possibilita direcionar melhor as estratégias, o que contribui para o desenvolvimento de processos e na resolução de adversidades.

2) SELEÇÃO DA EQUIPE

Uma equipe capacitada e experiente faz toda a diferença. No caso dos profissionais não conseguirem ou não saberem explorar a ferramenta direito, a organização pode acabar tendo de arcar com prejuízos que podem ir da perda de dinheiro, perda de oportunidades ou até mesmo desvalorização da marca.

3) QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

A forma mais eficiente de montar uma equipe qualificada é por meio de treinamentos e cursos de capacitação. Além disso ao engajar o seu time, eles passam a ter maior facilidade para compreender informações e produzir relatórios mais consistentes e seguros.

4) ESCOLHA A SOLUÇÃO CERTA DE BI

Uma ferramenta inovadora de Business Intelligence é capaz de organizar e criar relatórios personalizados e dashboards dinâmicos para explorar um volume grande de dados. Por meio das informações coletadas, os gestores conseguem encontrar insights significativos, que corroboram para decisões mais certeiras e livre de falhas.

Business Intelligence e a área financeira

Em vez de desperdiçar horas na elaboração de relatórios e coleta de dados, os profissionais de finanças podem usar o BI para focar no que realmente é importante: análise das informações. Além disso, otimizando o processo produtivo, os gestores conseguem direcionar estratégias ao mesmo tempo que orientam outros departamentos.

Como os dados manuais são suscetíveis a erros, a área financeira pode utilizar do BI para apontar dados mais concisos e exatos sobre os lucros. Com a ferramenta, as equipes conseguem identificar quais produtos e serviços estão agregando valor para os negócios, trazendo rentabilidade.

Não só isso, o business intelligence permite realizar a verificação de todos os processos que estão funcionando e daqueles que ainda precisam ser revisados. O gestor pode sugerir, por exemplo, novos investimentos baseando-se nos dados extraídos dos painéis de indicadores e dashboards.

A solução permite também que seja realizada uma comparação entre os resultados obtidos no período com os coletados no ano anterior. Esse tipo de informação é algo que ajuda os profissionais de finanças a entender se a empresa está alavancando ou perdendo resultados.

Vantagens do BI na área de finanças

Uma ferramenta de análise permite aos gestores acessar dados mais consistentes e significativos, certo? A empresa que decide implementar um BI está, automaticamente, fornecendo aos profissionais benefícios relacionados à eficiência, economia e rentabilidade.
Entre algumas das vantagens de BI na área financeira, estão:

MAIOR PRAZO PARA EXAMINAR FALHAS

A equipe de finanças trabalha para detectar erro nos dados, conseguindo assim bolar estratégias para impedir que problemas ocorram ou se repitam;

DISPONIBILIDADE PARA ANÁLISE DE RELATÓRIOS

Os gestores possuem mais tempo para compreender informações, influenciando na tomada de decisões mais assertivas sobre investimentos e desenvolvimento de produtos.

ANÁLISE DE INDICADORES

Os profissionais conseguem examinar Indicadores Econômicos para demonstrar o progresso da empresa e Indicadores Financeiros que ajudam a calcular a quantidade de dinheiro em caixa, e como a organização está se comportando no mercado. Além disso, Indicadores para Análise de Investimentos, que auxiliam os gestores na tomada de decisões para escolher o investimento certo.

TRANSPARÊNCIA SOBRE OS LUCROS

Seja sobre a captação de clientes, vendas de produtos ou serviços prestados, os profissionais de finanças sabem exatamente qual a rentabilidade que a empresa conquistou em determinado período. Como as análises são realizadas por meio de dados, as chances de ocorrerem falhas ou erros nos relatórios é praticamente nula.

PREVENÇÃO CONTRA POSSÍVEIS PENALIDADES

A implementação de uma ferramenta de BI previne os profissionais para que não sofram multas ou qualquer cobrança relacionada à não aplicação de controles corretos — como é o caso de auditores que realizam a verificação das atividades, livros contábeis, e outros.

Percebe como os benefícios da ferramenta vão além do que só os exemplos acima? Está preparado para também implementar um sistema Business Intelligence na sua empresa e ver a sua lucratividade aumentando?

Para conhecer mais sobre a implementação de um BI e quanto tempo demora para a implementação, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como essa ferramenta pode alavancar o seu negócio.