5 quesitos para escolher a melhor ferramenta de visualização de dados

Uma ferramenta de visualização de dados é aquela que coleta, manipula e analisa dados brutos, transformando-os em tabelas ou outras figuras visuais. Ela estrutura graficamente as informações para que sejam facilmente compreendidas.

Com esses dados, é possível entender melhor a realidade da empresa, bem como traçar metas claras. Além disso, permite organizar os processos, direcionar o trabalho das equipes e, principalmente, tomar decisões assertivas.

Como a ferramenta de visualização de dados ajuda empresas?

Essa ferramenta possui diversas funcionalidades no ambiente corporativo. É útil para disponibilizar insights às equipes, permitindo uma interpretação mais ágil dos dados.

Isso ocorre porque os dados brutos nem sempre oferecem o entendimento adequado sobre o conteúdo. Em contrapartida, se analisados e posteriormente dispostos graficamente, eles podem ser vistos de forma mais eficaz.

A ferramenta de visualização de dados também é muito utilizada para identificar correlações e padrões de desempenho, garantindo uma panorama macro do negócio.

Além disso, através da interação de um conjunto grande e complexo de dados, é possível realizar uma análise preditiva da empresa. Ou seja: ter acesso a fatos atuais e históricos para, com isso, observar tendências e fazer previsões.

Como existe uma variedade de ferramentas que oferecem essa opção, é preciso ficar atento a alguns quesitos. São eles que demonstram a eficácia da tecnologia e, mais do que isso, a análise das informações.

5 fatores essenciais em uma ferramenta de visualização de dados

1 – Fonte de dados

Antes de escolher a ferramenta em si, as empresas precisam avaliar a melhor forma de armazenar os dados – se em um servidor próprio ou na nuvem. Atualmente, esta última opção é considerada a mais eficiente, pois não requer equipamentos próprios. E, em caso de problemas na empresa, os dados ficarão assegurados.

Após isso, é preciso fazer um levantamento das fontes principais de dados a serem analisados. Eles podem advir de sistemas próprios, mídias sociais, CRM, planilhas de Excel, entre outros. Inclusive, devem aceitar formatos como números, tabelas e gráficos.

Realizando esses levantamentos, basta escolher uma plataforma que seja compatível, suporte a conexão desejada e leia as diversas fontes de dados utilizadas.

2 – Transformação de dados

Nesse quesito, há três fatores a serem levados em consideração:

  1. Volume;
  2. Armazenamento;
  3. Tratamento.

É importante saber, por exemplo, a quantidade de dados a serem organizados e avaliar se o tratamento será feito na própria ferramenta – ou se já estarão devidamente estruturados. Necessitando, desta forma, apenas conectá-los e promover a visualização.

O ideal é contar com uma ferramenta que capture os dados, realize essa transformação e crie as visualizações rapidamente. Quando tudo é unificado, o processo se torna mais rápido e certeiro.

3 – Exploração e análise de dados

Para saber se uma ferramenta de visualização de dados é ideal, é preciso entender porque a empresa precisa de uma. Se é para explorar as informações a fundo e utilizá-las nas tomadas de decisão ou apenas para acompanhamento gerencial.

Isso pode eliminar algumas opções – devido aos diversos campos e funcionalidades que cada uma oferece.

Existem versões mais básicas, que permitem o acesso às informações em diversos formatos e uma análise breve sobre histórico e tendências. Outras favorecem uma compreensão maior sobre o conteúdo. Já as mais complexas, podem utilizar estatísticas e conhecimentos próprios para prever indicadores.

Mais um fator que deve ser levado em consideração é a quantidade e os tipos de gráficos disponibilizados. Escolha aquela que ofereça o formato mais apropriado para o entendimento do seu negócio.

4 – Facilidade de uso

É essencial que a ferramenta de visualização de dados escolhida conte com recursos fáceis de usar e uma interface amigável. Afinal, nem sempre os usuários são técnicos e especialistas em Tecnologia da Informação.

Portanto, se o objetivo é permitir o acesso de todos às informações, o recurso deve ser simples, intuitivo e pensado para pessoas com quaisquer níveis de habilidade.

5 – Design responsivo

O design da plataforma também deve ser avaliado. Isso porque a ferramenta pode ser acessada através de outros dispositivos que não sejam o computador. Portanto, ela deve se adequar a qualquer um, permitindo o fácil acesso aos dados.

Quais são os diferenciais da ferramenta Qlik?

A Qlik é considerada uma das melhores soluções de Business Intelligence. Uma plataforma flexível e completa, que possibilita criar análises personalizadas para a tomada de decisão.

Sua principal vantagem é o fato de entregar os dados prontos para a análise. Ela realiza o processo de extração, transformação e distribuição, independentemente da fonte. Logo, faz o trabalho de higienização, a fim de disponibilizar somente as informações relevantes.

Outros diferenciais da ferramenta de visualização de dados Qlik são:

Interface intuitiva

Um dos destaques da plataforma é a sua interface intuitiva. Mesmo quem não tem um conhecimento aprofundado da tecnologia, consegue realizar pesquisas e obter os dados desejados.

Pesquisa inteligente

Permite encontrar facilmente informações relevantes e, com isso, tomar as melhores decisões. Basta digitar a palavra-chave no Smart Search, e a plataforma enumera as associações possíveis.

Gerenciamento centralizado

Com ela, é possível administrar todos os dados e aplicações em um único local. Ou seja, o gerenciamento é centralizado, garantindo a segurança das informações e a escalabilidade em toda a organização.

Conectividade

A Qlik conta com um grande número de conectores. Ela aceita, por exemplo:

  1. ODBC;
  2. OLEDB;
  3. REST API.

Além disso, permite a conexão com diversas fontes, incluindo mídias sociais, sites, sistemas web e Big Data.

Personalização

Outro diferencial da ferramenta é a oportunidade de personalizar e estender suas aplicações. Nela, existem cerca de 500 opções gráficas e projetos que podem ser incorporados – todas elas desenvolvidas por uma comunidade open source. É possível, ainda, integrar a Qlik em páginas e criar painéis de visualização personalizados.

Segurança

A plataforma oferece segurança flexível para dados e demais conteúdos em todos os dispositivos. Além de contar com sistemas avançados de proteção, o backup é realizado periodicamente.

Como implementar a administração de dados

A quantidade de informações disponíveis nos meios digitais das empresas é cada vez maior. Para que sejam criadas novas oportunidades com esse conteúdo todo, porém, é imprescindível contar com uma estrutura de administração de dados.

A fim de conquistar uma grande influência nos novos métodos de gestão organizacional, a administração de dados requer a integração de estratégias e táticas efetivas. Bem como a de pessoas capacitadas e tecnologias apropriadas.

Conheça a importância que a administração de dados possui no ambiente corporativo. Saiba, ainda, o passo a passo para colocá-la em prática no seu negócio!

Por que é importante realizar a administração de dados?

Quando a administração de dados é tratada como um recurso estratégico, se torna muito mais fácil ter acesso às informações relevantes da empresa. É possível entender a sua realidade com mais clareza e, ao mesmo tempo, criar planos de ação para atingir os seus principais objetivos.

Com a administração de dados, é possível:

  • Conhecer a situação da empresa e a forma com que os departamentos utilizam os dados – considerando, sempre, o nível de acesso que cada um tem;
  • Modelar os dados corporativos;
  • Limpar os dados, eliminando falhas e duplicidades;
  • Disponibilizar as informações analisadas e qualificadas;
  • Auxiliar na construção de sistemas flexíveis, integrados, seguros e eficientes.

Nesse contexto, os negócios aproveitam os dados para obter vantagem competitiva, direcionar as ações de Marketing e Vendas e, ainda, promover otimizações nos processos.

Com as inovações em Business Intelligence e o uso de soluções de Big Data Analytics, a administração de dados também foi beneficiada. Isso porque a tecnologia oferece precisão, agilidade e confiabilidade na coleta. Assim como na organização e análise das informações, visto que extrai padrões e insights para monitorar as atividades com mais eficiência.

Antes de utilizá-los, é preciso implementar a administração de dados propriamente dita. Apresentaremos, a seguir, o passo a passo para alcançar bons resultados.

4 etapas para implementar um modelo de administração de dados eficiente

1 – Definição

É nessa etapa que as empresas fazem as perguntas necessárias para resolver os seus problemas. Com isso, são definidas quais informações realmente importam e de que forma elas podem ajudar no negócio. Afinal, nem todos os dados oferecem embasamento para a tomada de decisão.

Pergunte-se, por exemplo: como a administração de dados ajudará a entender o fato de que a empresa perdeu 10% dos seus clientes no último semestre?

Faça quantas perguntas você puder nessa hora. Foque no que é mais urgente, a fim de dedicar a maior parte do seu tempo em uma análise minuciosa.

É preciso, ainda, verificar onde esses dados podem ser encontrados. Se dentro da empresa ou também em bancos de dados externos. Neste último caso, será necessário identificar o grau de confiabilidade – já que não estarão sob o seu controle.

2 – Coleta

Antes de coletar os dados, é preciso avaliar as ferramentas que irão gerá-los. No caso, definir os algoritmos e tecnologias que irão proporcionar essa amostragem. Quando a escolha é correta, assim como a aplicação, é possível obter informações capazes de mudar até mesmo o posicionamento da sua marca.

Nesta etapa, é essencial observar a correlação de dados, que é um conceito vinculado ao Big Data. Através dele, pode-se avaliar:

  • Tendências;
  • Alterações no mercado;
  • Comportamento do consumidor;
  • Previsões com assertividade.

3 – Armazenamento

Com os parâmetros de coleta estipulados, chega o momento de determinar a forma com que esses dados serão armazenados.

Algumas empresas preferem utilizar a própria ferramenta de gestão de dados para realizar a armazenagem. Enquanto outras, optam por arquivar o conteúdo em um servidor único ou usar uma solução na nuvem.

Para que essa etapa seja produtiva, é interessante pensar em dois estágios: antes e após a análise. Isso porque a empresa deve verificar por quanto tempo os dados precisam ser guardados após o processo, ou como descartá-los, ou armazená-los de forma definitiva.

Desta forma, evita-se retrabalhos e mantém-se todo o trabalho de administração de dados organizado.

4 – Análise

Com as perguntas realizadas na primeira etapa da administração de dados, a fase de análise deixa de ser a mais complicada. Afinal, a empresa saberá as informações que deverão ser utilizadas em cada etapa do processo, bem como os mecanismos que serão úteis nessa hora.

Aqui, deverá ser aplicada a descoberta de informações acionáveis dentro de um conjunto grande de arquivos. Para, desta forma, detectar padrões e tendências neles. Conhecido como mineração de dados, esse filtro pode ser dividido nas seguintes etapas:

  1. Previsão: são realizadas as estimativas de vendas e é previsto o tempo de inatividade ou as cargas de servidor;
  2. Risco e probabilidade: permite determinar pontos de equilíbrio dentro de cenários de risco e ter mais clareza das probabilidades para resultados almejados;
  3. Recomendações: essa análise ajuda a encontrar os produtos com maior chance de serem vendidos juntos para, assim, gerar recomendações;
  4. Localização de sequências: em um carrinho de compras, é feita uma análise e seleção de clientes para que seja possível prever seus próximos passos;
  5. Agrupamento: nessa etapa, clientes ou eventos são separados dos itens relacionados, permitindo que sejam feitas análises e previstas afinidades.

Como a consultoria em Business Intelligence pode auxiliar a administração de dados?

Composto por diversos processos, teorias, metodologias, tecnologias e estruturas, o Business Intelligence é considerado uma das principais estratégias de análise de dados.

Isso porque ele coleta, organiza, analisa, compartilha e atualiza todos os dados de uma empresa. Para que, assim, uma grande quantidade de informações isoladas se transforme em conteúdos relevantes para o seu negócio.

Como nem sempre as empresas possuem a estrutura e o conhecimento adequado para acompanhar em todos esses processos, a consultoria em BI surge como uma ótima alternativa. Ela auxilia na escolha da ferramenta adequada, controla funcionalidades e, por fim, possibilita que as empresas tomem decisões baseadas em informações reais.