Comunicar a sua marca através do serviço ao cliente

A voz, o tom e os valores que aplica nas suas comunicações materializam a personalidade da sua empresa. É fundamental manter a consistência e o cuidado em todos os canais para transmitir uma impressão clara e positiva da sua marca, independentemente de onde e como as pessoas chegam à sua loja.

As interações do serviço ao cliente constituem uma excelente oportunidade para exprimir a promessa da sua marca e aperfeiçoar o seu estilo de comunicação. Não se esqueça de que o âmbito mais amplo do serviço ao cliente engloba uma variedade de pontos de contato, incluindo mensagens individuais, políticas e perguntas frequentes. Considerando as necessidades e desafios únicos do seu mercado-alvo, avalie o modo como reflete a promessa da sua marca nos seguintes pontos de contato.

Tire o melhor proveito dos contatos individuais

As mensagens diretas são um dos pontos de contato mais imediatos e pessoais da sua marca. Quer esteja a responder a uma pergunta relacionada com um produto, a uma solicitação ou a solucionar o problema de um cliente, tempos de resposta rápidos e uma atitude empática alinhada com os seus valores irão deixar uma impressão positiva. As interações individuais positivas podem tornar um simples comprador num orgulhoso embaixador da sua marca.

Criar respostas preparadas para mensagens e e-mails ajuda a manter uma linguagem consistente em todas as interações. Apesar de ser importante personalizar cada mensagem que envia, pode tirar proveito das respostas guardadas para ter respostas frequentes sempre disponíveis.

Se vai afastar-se da loja durante uns dias ou não puder responder rapidamente, pode utilizar as respostas automáticas para informar os clientes. Na caixa de entrada, selecione Resposta automática para criar uma resposta automática enviada aos clientes que lhe enviam mensagens.

Oferecer um serviço de cliente exemplar é uma excelente forma de conseguir avaliações, vistas pelos compradores como um indicador de fiabilidade da marca. As avaliações são também um importante critério para que a loja se torne destaque e possa ter clientes recorrentes.

Aperfeiçoe as suas políticas

Políticas da loja atualizadas ajudam os clientes a terem expetativas realistas e protegem a integridade do seu negócio ao clarificar os prazos de envio, indicar opções de pagamento e outros aspectos. Ao criar as suas políticas, pense no modo como os valores da sua marca se refletirão na experiência dos seus clientes. Delinear desde o primeiro momento estes princípios de negócio essenciais irá estabelecer um ponto de referência para comunicações futuras e serve como aplicação prática da promessa da sua marca.

Demonstre a sua experiência com perguntas frequentes

Desenvolver uma secção de perguntas frequentes (FAQ) demonstra um conhecimento mais profundo do seu mercado-alvo e reforça a legitimidade da sua marca. Pondere quais são as informações relevantes para o seu público antes, durante e após uma compra. As perguntas frequentes mais comuns abordam as nuances de coisas como devolução e troca, cuidados com os artigos e tamanhos. Para além de demonstrar a sua experiência enquanto proprietário de uma empresa, poupará também tempo ao responder de antemão às questões e preocupações dos clientes.

Como fotografar os seus produtos

Para obter boas fotografias de produtos é necessária uma sessão fotográfica de sucesso. Mas para isso não é preciso ser fotógrafo profissional nem ter acesso a um estúdio fotográfico. Pode criar um estúdio caseiro para fotografar produtos, ou tirar excelentes com estas dicas e ferramentas.

1. Prepare-se para a sessão fotográfica

Quer seja um fotógrafo experiente que pretende otimizar o processo ou um novato ao dar os primeiros passos, estas dicas vão ajudá-lo a tirar o melhor proveito das suas fotografias. Siga estas práticas para planejar uma sessão de sucesso.

Faça uma lista de fotografias

Antes de começar, pense nos diferentes aspectos dos produtos que está tentando destacar e na melhor forma de captura. Isto irá ajudá-lo a planejar a ordem das fotografias (por exemplo, capturar todos os grandes planos de detalhes antes de mudar de lente para fotografar o produto à distância) e a determinar o equipamento específico de que irá necessitar para a sua sessão.

Fotografe em lotes

As sessões fotográficas são demoradas e trabalhosas, mas pode poupar tempo e ganhar consistência se fotografar vários produtos de uma só vez. Agende tempo para a fotografia e anote a data, hora, clima e condições de iluminação de cada vez que fotografar, para poder replicar essas mesmas condições na sessão fotográfica seguinte.

Reúna os materiais

Quando planejar uma sessão fotográfica, reúna todo o equipamento de que possa precisar. Os materiais específicos podem variar dependendo do local onde vai fotografar, mas esta lista é um bom começo.

Lista de verificação para sessões fotográficas

Essencial

  • Máquina fotográfica ou smartphone
  • Mesa ou superfície rígida para fotografar
  • Luz natural ou artificial (luzes, caixa de luz)
  • Fundo
  • Tripé

Recomendado

  • Cabo do obturador
  • Refletores de luz
  • Adereços
  • Clipes para fixar o fundo
  • Lentes da máquina fotográfica, incluindo uma lente macro (para artigos pequenos ou detalhes)
  • Reforços: pilhas extra para a máquina fotográfica, cartões de memória, carregadores da máquina fotográfica, carregadores portáteis para telefones (para sessões fotográficas com smartphone)

2. Escolha o fundo

Fotografar os produtos contra fundos simples e despojados concentra a atenção do comprador no seu produto, não no que o rodeia. Opte por um fundo que favoreça e dê destaque ao seu produto sem distrair. Entre os fundos bons e de fácil acesso contam-se rolos contínuos (ou folhas grandes) de papel ou tecido suave, ou uma parede em cores claras. Em caso de dúvida opte por um fundo com cor neutra, como branco ou cinzento. Tirar as fotografias contra um número reduzido e consistente de fundos ajuda a criar um visual coeso para a marca e para a loja.

Utilizar um fundo contínuo

Para conseguir um fundo suave e despojado, pendure um rolo de papel contínuo por trás do seu produto, prendendo-o à parede, a um pedaço de cartão ou a uma estrutura de fundo. Em seguida, desenrole-o ou disponha-o suavemente pela parede, colocando o papel sobre a superfície onde pretende colocar o produto (por exemplo, uma mesa, ou o chão se tratar de um objeto grande). Coloque um peso sobre o material em baixo, mas tenha cuidado quando manusear o material do fundo para não se machucar. Deixe uma ligeira curva no material e, ao posicionar o produto, coloque-o alguns centímetros à frente onde o fundo faz a curva. Tenha fita, cola e clipes à mão para prender e ajustar o fundo contínuo.

Utilizar fundos do exterior

Os cenários externos podem ser ideais para transmitir o contexto dos seus produtos através de fotos de estilo de vida. Por exemplo, se vender mochilas pode transmitir a utilidade do seu produto e ajudar os compradores a imaginar-se a utilizá-lo se fotografar um modelo a dar uma caminhada com uma mochila. (Também pode transmitir sutilmente a mensagem de que a mochila os torna mais aventureiros.) Tente misturar fundos do exterior que contextualizem os seus produtos com algumas fotos de estúdio, para que os compradores reúnam as informações essenciais de que necessitam sobre os produtos.

3. Ilumine a fotografia

Uma boa iluminação é essencial para uma boa fotografia. Numa foto bem iluminada os compradores veem os detalhes e as cores dos seus produtos com maior precisão. Quando iluminar os seus produtos, o segredo é evitar luzes fortes, quer seja a luz do sol direta, uma lâmpada fluorescente forte no interior ou o flash da máquina fotográfica.

Utilizar luz natural

 

Não tem equipamento de iluminação? Com a luz do sol e alguns truques conseguirá belas fotos:

Luz difusa: para evitar sombras escuras, utilize luz do sol indireta. Se estiver fotografando no exterior, espere por um dia nublado. A luz do sol forte pode criar sombras indesejadas. Pode também evitar a luz direta do sol fotografando à sombra e nas horas em que o sol não está tão forte. Ao tirar fotografias no interior com luz natural, tente posicionar os seus produtos a alguma distância de uma janela e escolha uma altura do dia em que a luz seja abundante mas não incida diretamente sobre o seu produto (a luz muito forte pode ‘esconder’ os detalhes). Se a luz continuar muito forte, tente pendurar um lençol branco e fino na janela para que a luz fique mais difusa e crie um brilho suave.

Utilize placas de ressalto: em dias nublados pode utilizar uma placa de ressalto para refletir a luz para o seu produto. É possível fazer facilmente placas de ressalto caseiras (também chamadas refletores) com cartão branco ou um pedaço de cartão coberto de folha de alumínio. Usar roupa branca ao tirar fotografias também pode ajudar a refletir a luz para o seu produto.

Não misture a luz: para obter os melhores resultados, evite misturar luz natural e luz artificial, porque têm tons de cores diferentes.

Utilizar luz artificial

 

De certa forma é mais fácil trabalhar com luz artificial, uma vez que é possível controlá-la. Leia estas dicas para trabalhar com os diversos tipos de luz artificial disponíveis.

Invista em lâmpadas com suporte: Regra geral, as lâmpadas de teto em sua casa não produzem luz suficiente para iluminar bem o seu produto e a utilização de um só foco pode criar sombras pouco satisfatórias. Para obter os melhores resultados, tente configurar duas ou três lâmpadas com suporte de difusão (luzes artificiais com um tecido transparente para difusão) para iluminar os seus produtos de ambos os lados e por cima. A iluminação de cima e dos dois lados ajuda a reduzir as sombras. Trata-se essencialmente de lâmpadas de estúdio em suportes que podem mover-se de um lado para o outro para iluminar o seu produto.

Utilize uma tenda ou caixa de luz para artigos pequenos: Se fotografar artigos pequenos pode optar por um destes mini-estúdios que filtram a luz. Uma caixa de luz (com paredes sólidas) ou tenda de luz (com paredes de tecido) podendo otimizar o seu processo com uma fonte de luz e um fundo consistentes.

Tenha cuidado com o flash: Embora não recomendemos a utilização do flash incorporado da máquina fotográfica (uma vez que o flash se encontra junto à lente, utilizá-lo pode resultar em imagens indecisas e desinteressantes), pode utilizar um flash externo ou um Speedlight juntamente com um DSLR ou máquina fotográfica sem espelho para melhores resultados. Um modelo controlado por rádio que pode ser movido à volta do seu objeto dará mais controle sobre a direção da luz. Um difusor de flash também ajuda a dispersar a luz do flash,  removendo assim as sombras profundas.

4. Mantenha as suas fotografias estáveis

 

É muito importante que as fotografias de produtos sejam nítidas, porque a nitidez dá mais confiança aos compradores no momento da aquisição. Utilize estas dicas para obter fotografias nítidas.

Fixe a máquina fotográfica

Para tirar fotografias nítidas aos seus produtos é necessária uma máquina fotográfica estável. Se segurar na máquina com as mãos, provavelmente irá mover ligeiramente a máquina enquanto fotografa e as fotografias ficam tremidas. Estabilize a máquina fotográfica colocando-a num tripé ou sobre uma superfície sólida, como uma pilha estável de livros. Qualquer superfície dura oferece estabilidade, mas um tripé facilita o ajuste do ângulo da câmera.

Utilize a focagem automática

Controle manualmente a exposição, mas deixe o trabalho de focagem com a máquina fotográfica. A maior parte das máquinas fotográficas que lhe permitem selecionar um ponto de focagem automática conseguem focar os objetos com maior precisão do que um utilizador ao ajustar a lente manualmente. Se notar que as fotografias estão tremidas, certifique-se de que tem a função de focagem automática da máquina ligada. É um pormenor que pode fazer uma grande diferença na qualidade das fotos.

Utilize o equipamento certo

Se as fotos continuam tremidas, a pressão do botão do obturador da máquina pode estar a criar movimentos que afetem a focagem. Pode evitar esses movimentos se utilizar um cabo do obturador. Se tiver dificuldade em focar grandes planos, tente utilizar uma lente macro. Estas lentes têm um estabilizador de imagem incorporado que o ajuda a capturar imagens mais estáveis.

4. Enquadre a fotografia

Foto de Zolnar

 

A composição da fotografia reduz a necessidade de edição posterior. Em vez de fotografar o produto de qualquer maneira, planeje cada fotografia olhando pelo visor e enquadrando a cena.

Utilize a regra dos terços

Determine como pretende posicionar a imagem. Pretende fotografar o produto na vertical ou na horizontal? Pretende fotografar de perto ou de longe? Considere a direção em que pretende abordar o produto. Onde pretende colocar o produto na moldura? Pode orientar-se pela “regra dos terços”: imagine que divide a moldura em nove partes traçando duas linhas invisíveis em cada direção. Foram feitas pesquisas que indicam que o olho é naturalmente atraído para as interseções destas linhas invisíveis, colocando os produtos nestas zonas pode ajudar a atrair a atenção dos compradores para os mesmos. Coloque o produto de forma a que fique centrado num dos pontos onde as linhas se cruzam.

Elimine potenciais distrações

Tenha consciência de todos os objetos que aparecem na moldura e componha a fotografia de forma a incluir apenas elementos visuais que ajudem a destacar o seu produto. Por exemplo, quando fotografar no exterior, num parque, certifique-se de que a área está desimpedida, para evitar fotografar outras pessoas ou objetos. Quando fotografar no interior, tenha em atenção o ruído visual, como ombreiras de portas e sacos de roupa. Quando capturar grandes planos do seu produto, pode também capturar detalhes indesejados como cotão, dedadas ou poeira. Dedique-se à limpeza e arrumação da área onde vai fotografar. Quando mais deliberada for cada opção e detalhe, melhores os resultados finais.

5. Teste o cenário

Antes de tirar fotos em demasia, tire algumas fotos para testar a iluminação, os adereços e a composição. Uma vez que pode ser fácil não prestar atenção a detalhes no pequeno visor da máquina fotográfica, veja algumas das fotografias num monitor de maiores dimensões. Embora este passo extra consuma algum tempo, irá poupar bastante tempo se verificar mais uma vez se os seus produtos ficaram bem. É mais fácil corrigir problemas com a iluminação ou composição durante a sessão fotográfica do que tentar compor a iluminação, corrigir fotos tremidas e cortar adereços excessivos posteriormente.

Escolher a sua câmera e equipamento

Não sabe que equipamento utilizar para obter as melhores imagens? Aqui, aprenderá os prós e os contras de utilizar diferentes câmeras, bem como outros acessórios que podem ajudar a melhorar as fotografias dos seus produtos. Aproveite para criar uma configuração de fotografia para o seu negócio que melhor se adapte aos seus artigos, fluxo de trabalho e orçamento.

Câmeras fotográficas digitais

Estes são os quatro principais tipos de câmeras que encontrará quando fizer compras, embora haja muitas sobreposições entre as características disponíveis nestes modelos.

Câmeras de smartphone

Nos últimos anos, as câmeras de smartphone têm vindo a ficar cada vez melhores. Com prática, boa iluminação e uma instalação fotográfica ponderada, pode tirar boas fotografias de produtos a partir do seu dispositivo móvel.

Prós: os smartphones são pequenos e fáceis de transportar. Também podem constituir uma economia de tempo. Se ainda não possui uma câmera, a utilização do seu smartphone também pode ser uma escolha econômica.

Contras: as câmeras dos celulares têm limitações quando se trata de definições manuais, lentes e adaptação a ambientes com pouca luz. A resolução do seu celular não é tão alta como as câmeras topo de gama. Além disso, o zoom com uma câmera de celular obtém normalmente resultados de baixa qualidade. Ao contrário das câmeras que utilizam uma lente para se aproximar do objeto (zoom ótico), um celular amplia e colhe a partir do centro da imagem, reduzindo a resolução (zoom digital).

 

Câmeras compactas (ou de apontar e disparar)

Estas câmeras vêm numa gama de estilos e têm definições totalmente automáticas ou opções limitadas para definições manuais.

Prós: portáteis e simples de utilizar, as câmeras compactas têm mais modos automáticos e definições incorporadas (chamadas “predefinições”) do que as câmeras de smartphone e são mais acessíveis do que as câmeras topo de gama. Familiarizar-se com as predefinições também pode ser uma boa maneira de os principiantes se sentirem confortáveis com uma câmera antes de investirem em uma câmera mais cara. Uma câmera compacta com pelo menos 10 megapixels e uma macro configuração é uma ótima forma de capturar imagens de qualidade e detalhadas que se podem cortar e editar.

Contras: os modos automáticos prevalecentes nestas câmeras significam que tem menos controle sobre os disparos do que teria com as definições manuais. Os flashes integrados nestas câmeras não funcionam bem para a fotografia de produtos, porque o flash está localizado junto à lente. (O flash brilha paralelamente à lente, resultando em imagens planas e sem brilho, especialmente em ambientes de fraca luminosidade).

 

Câmeras DSLR

As câmeras digitais de reflexo de lente única (DSLR) têm lentes permutáveis e opções máximas para ajustes manuais. A mecânica destas câmeras digitais topo de gama é diferente da de uma câmera compacta ou de um smartphone. Para tirar uma fotografia com uma câmera DSLR, a luz passa através da lente para um espelho que reflete a imagem no visor para que se possa pré-visualizar a fotografia. Quando se prime o botão para tirar uma fotografia, o espelho vira-se para cima, o obturador abre-se e a luz atinge o sensor, capturando a imagem.

Prós: estas câmeras de qualidade profissional são muito versáteis. Os controles manuais e as opções de lentes e acessórios para câmeras são vastos e variados, tornando fácil a utilização destas câmeras em muitas situações diferentes, nomeadamente em condições de pouca luz. Com sensores de imagem maiores que absorvem mais luz e permitem tamanhos de pixel maiores, estas câmeras produzem geralmente imagens mais nítidas e de maior qualidade.

Contras: podem ser caras. Além disso, o seu tamanho mais volumoso torna-os mais difíceis de transportar. Para um fotógrafo principiante, pode haver uma curva de aprendizagem ao familiarizar-se com as definições manuais para tirar o máximo partido destas câmeras.

 

Câmeras de sistema sem espelho

Como as câmeras compactas de apontar e disparar e câmeras de smartphones, estas câmeras não utilizam um espelho para capturar a imagem. Em vez disso, a luz viaja através da lente diretamente para o sensor de imagem, que retransmite a imagem para o ecrã posterior ou visor eletrônico (EVF).

Prós: uma vez que estas câmeras não precisam de alojar um espelho e um prisma, como as câmeras DSLR, são mais leves e mais compactas. Têm mais capacidades manuais do que uma câmera DSLR e funções semelhantes às de uma câmera DSLR, com lentes permutáveis e uma grande variedade de ajustes manuais. Para um principiante, estas câmeras são um pouco menos complexas de navegar do que uma DSLR.

Contras: estas câmeras podem ser caras, especialmente quando comparadas com smartphones e câmeras compactas. Em comparação com as câmeras DSLR, há menos opções para lentes e acessórios para câmeras sem espelho. Se estiver a comprar este tipo de câmera em segunda mão, tenha cuidado: os modelos mais antigos têm tempos de focagem automática mais lentos (essenciais para disparos de ação) e sensores de imagem mais pequenos que captam menos luz (o que pode reduzir a qualidade da imagem).

Objetivas

As lentes da câmera podem ajudá-lo a obter uma imagem nítida e de grande plano do seu produto. Ao comprar uma lente, não se esqueça de considerar a sua “distância mínima de focagem”, a distância mais curta em que a lente pode focar. Uma lente macro especializada (disponível para smartphones e qualquer câmera que possa usar lentes permutáveis) pode ajudar a sua câmera a focar quando está perto de um objeto, permitindo-lhe captar trabalho de detalhe minucioso nos seus produtos.

Tripés

Essenciais para captar um disparo constante, estão disponíveis tripés para todos os tipos de câmeras, incluindo smartphones. Um tripé com pernas extensíveis é melhor para que possa ajustar facilmente a altura e o ângulo da sua câmera.

Comandos e disparadores de câmera

Basta premir o botão de disparo do obturador com o dedo para provocar um ligeiro movimento da câmera. Adicionar um controlo remoto ou libertação de cabos à sua configuração ajuda a eliminar esta vibração da câmera. Estas ferramentas são também úteis quando se fotografa a si próprio a modelar peças de vestuário ou acessórios. (Pode usar a função de auto temporizador para um efeito semelhante). A sua câmera ficará perfeitamente imóvel durante a exposição, resultando em fotografias mais nítidas.

Panos de fundo contínuos

Também chamado “sweep”, estes panos de fundo são compostos por uma longa folha de papel ou tecido sem rugas que flui da parede para o chão, numa curva sem vincos. Como não há rugas, o fundo é contínuo e ajuda os produtos a sobressair. São muitas vezes necessários clipes, pinos, fita adesiva ou placas de espuma para manter o seu pano de fundo e os seus produtos no lugar.

Ferramentas de iluminação

Uma boa iluminação dá vida aos seus produtos e valoriza as melhores características dos seus artigos.

Cartões de reflexo ou refletores: pode usar um cartão de reflexo ou um refletor para refletir luz no seu produto. (Estes termos são frequentemente utilizados para designar a mesma coisa, embora um cartão de reflexo seja por vezes ligado a um flash e um refletor seja normalmente de mão). Os cartões de reflexo podem ser facilmente feitos à mão a partir de cartazes brancos ou de um pedaço de papelão revestido de folha de alumínio. Usar roupa branca ao tirar fotografias também pode ajudar a refletir a luz de volta para o que está a fotografar.

Luzes softbox: especialmente útil para iluminar artigos maiores, um conjunto de três luzes softbox (luzes artificiais que são difundidas por um tecido translúcido) pode iluminar os seus produtos a partir dos lados e por cima, o que reduz as sombras indesejáveis. Estas luzes são por vezes referidas como um “kit de iluminação contínua softbox”.

Montagem de fotografia de Cynthia Treen

Caixas de luz e tendas de luz: para artigos mais pequenos, uma caixa de luz (com paredes sólidas) ou uma tenda de luz (com paredes de tecido) pode racionalizar o seu processo com um pano de fundo consistente e uma fonte de luz. Pode comprar caixas de luz prontas ou fazer a sua própria caixa de luz de fotografia, descrito no capítulo seguinte.

Flashes externos: os pequenos flashes incorporados nas câmeras digitais causam sombras desagradáveis e pontos quentes. Um flash externo ou Speedlight emparelhado com uma câmera DSLR ou sem espelho pode ajudar a resolver esta questão. Um modelo controlado por rádio que pode ser movido à volta do seu objeto dá-lhe mais controlo sobre a direção da luz.

Difusores de flash: um difusor de flash dispersa a luz do flash, tornando-o menos duro e removendo as sombras profundas. Existem formas diferentes: tampas de difusão de plástico e cúpulas e também mini softboxes que se fixam à sua câmera.

Porque a fotografia de produtos é importante

Neste tópico, vamos demonstrar tudo o que você precisa saber sobre como tirar fotografias que fazem com que os compradores cliquem e comprem. Quer esteja iniciando ou já tenha um negócio online próspero, este tópico vai ajudá-lo a captar fotografias que realçam as melhores caraterísticas do seu produto. Iremos demonstrar dicas para todo o processo de fotografia: iluminação, fotografia e edição. Vamos ensiná-lo a tirar o máximo partido do seu equipamento, seja a tirar fotos com um smartphone na cozinha ou a organizar uma sessão fotográfica com uma câmara profissional, modelos e panos de fundo. Além disso, descubra como fotografar artigos complicados e como evitar os erros de fotografia mais comuns cometidos por empresários.

Porque uma boa fotografia do produto é fundamental

Identificamos que sua loja pode ter uma excelente fotografia de produto tanto no seu E-commerce, quanto no ShopSul (Varejo), assim como na Mydda (Atacado), fará muita diferença para os clientes online. No estudo com clientes , os compradores indicaram-nos que as fotografias dos produtos são fundamentais para a sua decisão de compra. O fator é o mais importante da decisão de compra, ainda mais importante do que o custo de envio, as avaliações do cliente ou mesmo o preço do próprio artigo.

O que influencia os compradores a realizarem uma compra

O que influencia os Compradores da Etsy a fazer uma compra (gráfico)
 90% dos consumidores afirmam que a qualidade das fotografias eram “extremamente importante” ou “muito importante” para a decisão de compra.

Por outras palavras, tirar fotografias apelativas dos seus produtos é fundamental para o sucesso. Por sua vez, uma fotografia sem qualidade pode impedir a realização de uma venda, não interessa o quão fantástico o produto é. Pense na última vez que fez compras online e se deparou com uma fotografia de produto ruim. Esta talvez estivesse escura ou desfocada. Talvez não conseguisse perceber a verdadeira dimensão do produto na vida real. Talvez não tivesse a certeza se a cor estava correta. Possivelmente não conseguiu perceber o que estava a ser vendido. (Perguntou a si próprio, “É só uma coisa deste conjunto?”. “É o conjunto completo?”)

Ao contrário das compras numa boutique ou loja, quando procura online, não consegue tocar no produto. Não pode tocar-lhe, segurá-lo nas mãos nem sentir a textura com os dedos. Tudo o que tem são fotografias.

Se tiver dificuldade em captar fotografias bonitas do seu material, não está sozinho. Muitos empresários criativos têm dificuldade em fotografar produtos, especialmente quando estão a começar. Em relação aos novos proprietários ou até os mais experientes em vendas online, 60% disseram-nos que a fotografia dos produtos é algo difícil ou muito difícil para eles. Porém, se quiser vender online, é uma competência que não se pode dar ao luxo de ignorar.

Estudo revela as mudanças no varejo físico e virtual

O uso mais intenso de diferentes dispositivos móveis é uma das principais tendências dos varejo para os próximos anos, segundo o “13º Estudo Anual de Percepção do Consumidor da Zebra, que analisa a experiência essencial do consumidor: segurança, rapidez e conveniência”, divulgada pela empresa no começo do mês do Consumidor, mostrando que 35% dos executivos do setor concordam que os clientes tem melhor experiência nas lojas quando os empregados usam tecnologia para ajuda-los em sua jornada de compras.

O estudo mostra que 76% deles já utilizam computadores de mão dos colaboradores com leitores e pretendem crescer para 93% de uso até 2026; 76% oferecem dispositivos pontos de venda móveis que deverá crescer para 92% em 2026; 66% disponibilizam tablets resistes nos estabelecimentos e pretendem expandir pra 89% até 2026; 59% oferecem computadores vestíveis que devem subir para 86% em 2026.

A 13ª pesquisa anual a sobre o panorama dos consumidores da Zebra entrevistou mais de 5.000 consumidores, funcionários de lojas e executivos do varejo no mundo todo para analisar as atitudes, comportamentos e expectativas que vêm afetando o varejo, tanto em lojas físicas como online.

Segundo Vanderlei Ferreira, presidente da empresa no país, a pandemia acelerou a transformação digital do varejo, com o crescimento das compras online e o aumento do número de marketplaces, mas as lojas físicas continuam existindo e sendo essenciais para que os varejistas possam oferecer uma experiência de compra omnichannel simplificada.

“Os clientes esperam dos varejistas uma experiência integrada, segura e conveniente, independentemente de onde e como realizem a compra. Os varejistas precisam estar totalmente digitalizados e otimizar seus serviços para poderem se adaptar aos hábitos de compra flexíveis dos consumidores de hoje”, explica.

Embora os varejistas acreditem atender às expectativas dos consumidores, nossa pesquisa revelou uma divergência. Os consumidores estão muito menos satisfeitos com os varejistas do que os executivos do varejo pensam. Eles continuam esperando que os artigos que desejam comprar estejam imediatamente disponíveis com o melhor preço e que as transações sejam fáceis de realizar. Existe um “gap” entre as percepções do vendedor, que acredita que 90% dos seus consumidores estão satisfeitos, contra 65% dos clientes que se dizem satisfeitos.

Outro fator importante que a pandemia modificou foi que a segurança passou a ser um novo critério para compra dos consumidores, mais de três quartos querem entrar e sair da loja com rapidez.

Preocupações dos consumidores em relação às lojas físicas são:

67% se preocupam que as superfícies não estejam desinfetadas ou com a exposição pelo contato social;

60% reclamam das longas filas de espera para entrar nas lojas ou para pagar;

54% mencionam a ausência de filas específicas para autoatendimento ou para pagamento sem contato;

51% mencionam a ausência de métodos de pagamento sem contato.

“A pandemia expôs e amplificou muitos dos desafios que os varejistas já enfrentavam, mas a partir de toda crise surge uma oportunidade, e é importante que os varejistas aproveitem este momento para cumprir as expectativas dos clientes usando a tecnologia a seu favor”, diz o estudo.

Pague Menos

Um dos exemplos dessa transformação pelo qual passa o varejo, é a estratégia da rede de farmácias Pague Menos, que arrecadou no passado cerca de 850 milhões de reais em seu IPO, que serão investidos principalmente na expansão da rede nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo Joaquim Garcia, VP de TI e Transformação das Farmácias Pague Menos, o objetivo é continuar a ampliação das lojas físicas, para se juntarem as 1.100 já existentes, que ao mesmo tempo servem como ponto distribuição para vendas do e-commerce, além de contar com dark stores logísticas que também atendem os pedidos dos consumidores virtuais. “É inviável termos uma unidade de remédio de cada marca do mercado em cada uma as 1.100 lojas, por isso as dark stores são relevantes para atender a demanda”.

O executivo revela ainda que a rede pretendente ser um marketplace, agregando além do comércio a prestação de serviço, com a inclusão de consultórios médicos com parceiros nos pontos físicos. Desde 2014, a Pague Menos vem instalando pequenos ambulatórios que hoje somam 809 unidades das chamadas Clinic Farma, uma estrutura que oferece serviços de realização de teste da Covid, e que poderá inclusive realizar, caso autorizado, a vacinação para a população.

E-marketplace: o que é e quais são os seus tipos?

E-marketplace é um espaço virtual que engloba os mais variados fornecedores, conectando-os diretamente com seus clientes.

Trata-se de uma loja virtual que apresenta vantagens tanto para quem vende como para quem consome. Faz isso ao oferecer valores atrativos para consumidores e boas margens de lucro para os vendedores.

No geral, esse tipo de negócio apresenta uma característica global. Isso é, ele comumente conta com variados tipos de produtos e serviços para, assim, conquistar um público-alvo maior.

No entanto, há e-marketplaces mais segmentados, que comercializam produtos específicos. É o caso da Netshoes, por exemplo, que vende artigos esportivos; e da Amazon, que é especializada na comercialização de artigos eletrônicos dentre outros produtos.

VANTAGENS DE VENDER EM UM MARKETPLACE?

Dependerá da estratégia de sua empresa e condução deste processo de integrar-se à um marketplace. No geral são boas as vantagens para quem deseja iniciar suas vendas online.

Recentemente devido a mudança no perfil dos consumidores, assim como a veloz digitalização do mercado do varejo para realizar suas vendas de forma online, tem sido a melhor opção, visto que exige de baixo investimento, e pode trazer excelentes resultados.

Abaixo alguns pontos de atenção, para auxiliar no entendimento.

1. Mais alcance

Quando um empresário abre uma loja virtual, no começo, o número de acessos em seu site não é alto. Logo, as vendas também não. No entanto, se ele dirigir seus esforços para comercializar em um e-marketplace, a realidade pode mudar bastante. Isso porque uma quantidade muito maior de pessoas terá acesso a seus produtos.

Em outras palavras, por meio dessa plataforma, assim como a Abyt disponibiliza do ShopSul Market Group um Shopping Online, é possível conquistar alcance e visibilidade, com excelentes vantagens, assim como outros plataformas existentes no mercado.

2. Aumento do faturamento

Geralmente, esse modelo de negócio oferece excelentes oportunidades de vendas para os lojistas. Isso porque atingem elevadas audiências. Em termos práticos, isso significa que o número de compradores em potencial também aumenta.

Logo, ao trabalhar com essa plataforma, o gestor expande a possibilidade de conquistar novos clientes, potencializando o aumento das vendas e do faturamento.

3. Mais diversidade e audiência

Esse gênero de negócio atinge uma audiência grande e pluralizada, são estruturados para grandes volumes de acessos e perfis de clientes segmentados, ou diversos. Dessa forma, ao comercializar seus produtos nessa plataforma, o empresário alcança um público que dificilmente procuraria a sua loja.

Vamos exemplificar, imagine: Quando você precisa comprar uma bicicleta, você vai buscar esse produto em lojas específicas, ou em grandes plataformas que apresentam mais opções do produto. Logo ao navegar pelo site você acaba visualizando uma bolsa, que não necessariamente estava buscando neste momento, mas para aproveitar a compra, frente e também formas de pagamento facilitada, você acaba por escolher a bicicleta e também a bolsa.

Isso é o que ocorre quanto o público está pesquisando o que deseja, muitas vezes ocorre também de nem comprar o que procurava, e comprar apenas o que gostou.

Logo, se você lojista tiver um e-commerce que vende bolsas e próprio, possivelmente não alcançaria esse cliente que na verdade buscava a bicicleta.

DESVANTAGENS DE VENDER EM UM MARKETPLACE?

1. Dependência

Um aspecto negativo de comercializar nessa plataforma é não conseguir vender por conta própria. Essa pode ser uma desvantagem para quem deseja ter a sua marca conhecida. Sem falar que, caso, o e-marketplace não opere mais, seu negócio pode ser prejudicado.

É importante que você busque uma plataforma que poderá lhe apoiar nesse crescimento, e que possa conquistar sua própria marca, logo ao evoluir seja válido migrar apenas para seu próprio e-commerce, não perdendo o contato com seus clientes.

Lembrando, quem compra na Magazine Luiza, fica com a marca da plataforma, e não de sua empresa.

No caso, em plataformas como o ShopSul Market Group você consegue criar a característica de sua marca, bem como se relacionar diretamente com seu cliente, e também na evolução de sua experiência existe a possibilidade de migrar para seu e-commerce comunicando seus clientes do novo local para atendê-los.

2. Falta de reconhecimento

Devido ao fato de seus produtos estarem expostos juntos a várias outras marcas, talvez a sua não seja reconhecida como deveria. Isso pode dificultar que seu negócio conquiste a autoridade que merece.

Da mesma forma como acima, é importante que você tenha a SUA PÁGINA DEDICADA nestas plataformas e de forma simples o seu cliente possa encontrá-lo após a primeira compra, ou até por sua orientação, mantendo a recorrência de vendas e relacionamento.

Quanto custa vender em um e-marketplace?

Os valores para vender nessa plataforma variam bastante. Para cada venda realizada nesse tipo de negócio, uma taxa é cobrada. Essa tarifa pode representar de 9% até 30% do valor do produto.

É importante estar atento as opções de associar-se a estas plataformas, pois existem custos além do previsto no desconto de comissão de vendas.

Por exemplo, para uma boa escolha o ShopSul Market Group, não cobra taxas sobre a venda, logo sendo o contrato realizado com uma mensalidade fixa, pelo período desejado, desta forma sendo uma excelente vantagem.

Vale a pena vender em um e-marketplace?

Vender nessa plataforma não segue uma receita de bolo. Isso porque enquanto um nicho pode apresentar uma excelente performance, um outro segmento pode não ter tanto sucesso.

Nesse cenário, é fundamental analisar a estrutura financeira de seu negócio, considerando se as taxas da plataforma não engolirão o seu lucro. Por outro lado, é válido destacar que o potencial para suas vendas aumentarem é bastante expressivo.

Uma alternativa que pode fazer sentido é aplicar duas frentes de ação. Ou seja, você pode tanto comercializar em um e-marketplace como investir em um e-commerce próprio.

Quais são os tipos de e-marketplace?

Essa modalidade de negócios conta com diferentes tipos e modelos. São eles:

 1. e-marketplace independente 

Um e-marketplace independente tem seu modelo de negócios baseado no comércio B2B (empresas para empresas). Logo, essa plataforma conecta companhias compradoras e vendedoras de um determinado segmento. Ao se cadastrar nesse modelo, é possível solicitar cotações e também realizar lances.

2. e-marketplace voltado ao fornecedor

Essa modalidade é administrada por um grande número de fornecedores. Por meio desta plataforma, estabelece-se um canal de vendas que tem como meta aumentar o alcance e a visibilidade dos consumidores e compradores de empresas.

3. e-marketplace voltado para o comprador

Ideal para o comprador que deseja reduzir os seus custos administrativos e conseguir um bom preço de seus fornecedores, esse tipo de negócio é administrado por um consórcio de compradores que tem como objetivo conquistar um ambiente de compras mais eficiente.

4. e-marketplace vertical

Trata-se de um modelo em que fornecedores ofertam produtos e serviços específicos para um segmento que conta com demandas especializadas. Essa plataforma tem como finalidade otimizar tanto a compra como a venda, aumentando a eficiência do negócio e reduzindo custos.

5. e-marketplace horizontal

Por meio dessa modalidade de negócio, compradores e vendedores de diferentes setores ou regiões se conectam. O objetivo dessa plataforma é otimizar as transações comerciais entre eles.

Neste post, você ficou sabendo o que é e-marketplace, conheceu as vantagens e as desvantagens de comercializar nessa plataforma, e também descobriu quais são suas frentes de negócio. Está pensando em vender em um e-marketplace, mas não sabe nem por onde começar? Então, conte com a Abyt Holder para ajudá-lo em seus processos financeiros!