A visão de um novo ciclo e futuro

“ Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho” Peter Drucker

Um novo ciclo, onde inovar é possível e necessário, mas não é o suficiente. Para auxiliar, será necessário para o novo conceito de crescimento e competitividade empresarial que se trate a cultura organizacional e o mindset para um pensamento com visão de futuro. Observa-se e requer ações também de inovação por um conjunto de processos que acontecem dentro de um sistema envolvendo pessoas, empresas, e sociedade, e o mais importante: formado por passado, presente e futuro.

Constantemente ouvimos falar sobre as exigências de mercado e do cliente, que estas estão mudando. E SIM, acreditamos que estão! Com maior velocidade percebida, recentemente com início da pandemia causada pela Covid-19.

A partir de, e desde então (vamos considerar o marco da pandemia), houve uma crescente e necessária mudança por parte de todos, em todas as verticais de negócios e mercado! Isso é o avanço natural da tecnologia e inovações que já há alguns anos vem sendo realizada, porém nem tão percebida, ou não havia adesão por justamente não haver uma necessidade direta dentro de muitas empresas. Por exemplo: Uma padaria, do bairro onde você mora, ela está no mesmo local e existe já há muitos anos, muitos vem passando com o negócio de geração para geração da família, concorda? Agora, pense: Qual a necessidade da padaria e o impacto que ela sofreu, nesse novo cenário? Bom, a vida mudou rapidamente, e sem dar tempo para muitas adaptações e evoluções com base na adesão da tecnologia. Nesse cenário, desde o início da pandemia essa padaria teve que mudar seus processos, a rotina de seus funcionários, o modo de relacionamento com fornecedores, e também o atendimento aos clientes, e foi necessário inovar em tempo recorde! Mas temos que observar: Ela inovou? ou Ela se adaptou?

É assim, como a padaria que está sendo com todos os negócios e empresas, UM NOVO CICLO!

O que essa mudança nos traz de detalhe: A curto prazo muitos dos produtos existentes e consumidos hoje, deixarão de existir. Logo, a longo prazo muitos produtos que siquer existem, vão passar a ser consumidos. Já refletimos sobre isto? O que estamos fazendo para identificarmos e irmos ao encontro destas necessidades? Afinal, sempre há o consumo.

Ter uma visão estratégica, de longevidade e amplitude de possibilidades de negócios, mostra aonde a empresa quer chegar, é possível trazer seus objetivos de longo prazo para ações imediatas à curto prazo, como se tivesse apenas testando um novo pensamento. É também o que orienta suas ações e aspirações para o futuro. Motivar os colaboradores e líderes a irem além e ajudar a empresa a conquistar grandes realizações, deve ser uma meta palpável e realista.

“O que pode ser medido pode ser melhorado” Peter Drucker

Talvez você questione, tudo isto já sei, mas, como faço para praticar?

No Brasil, a maioria das empresas e dos empreendedores são especialistas na atividade fim (o dia a dia), sabemos como operacionalizar e fazemos de forma muito boa, todavia, nesse cerário onde requer estratégias ágeis para competitividade em negócios, ficamos com alguma deficiência no planejameto da estratégia, na gestão de pessoas, na gestão financeira, e até na efetiva gestão operacional, e principalmente na adaptação, e aplicabilidade com adesão à tecnologias.

Para auxiliar, traremos uma série de artigos, organizados de forma lógica com orientação de especialistas para auxiliar à todos nesse processo de adaptação e inclusão da tecnologia em suas empresas e negócios, visando o melhor resultado para nosso Ecossistema, Vidas e Futuro.