Estratégias e tendências de vendas online

Como trabalhar com vendas online do jeito certo, com bons lucros?

Essa é uma dúvida constante para grande parte das empresas que decidem comercializar seus produtos e serviços no meio virtual.

Isso acontece porque, eventualmente, as estratégias que hoje parecem ideais sempre podem se tornar obsoletas.

Afinal, o comportamento do consumidor está sob constantes mudanças – e no e-commerce / marketplace não é diferente.

Se você está tendo dificuldades em encontrar novas formas de atrair clientes e aumentar a receita, vai gostar das dicas que separamos neste artigo.

Ao longo da leitura, você verá estratégias e técnicas para vender mais pela internet que realmente funcionam.

Vamos começar?

O processo de vendas

Para ser bem-sucedido com as vendas online, o primeiro passo é entender bem o que é um processo de vendas.

Em um sentido prático, o processo de vendas é uma série de etapas que servem como um modelo para ser aplicado e replicado pela sua equipe

Através dele, qualquer funcionário pode obter sucesso ao encontrar clientes potenciais, resolver problemas, fechar negócios, realizar upsell e aumentar a fidelidade do consumidor.

Dessa maneira, um bom processo de vendas mapeia e alinha-se a jornada de compra da sua buyer persona, que corresponde ao seu perfil ideal de cliente.

Podemos dividi-lo em três etapas principais:

  • Pré-venda
  • Venda
  • Pós-venda.

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

1. Pré-venda

Como o nome sugere, a pré-venda é o momento de fazer o planejamento que antecede a venda.

Para tanto, então, é preciso estudar pontos específicos e relevantes para o sucesso de qualquer empresa.

A melhor forma de fazer isso é a partir de questionamentos do tipo:

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Quais são os problemas do seu cliente?
  • Como seu produto ou serviço ajuda a solucionar esses problemas?
  • Como fazer o cliente enxergar valor na sua solução?
  • Quais os melhores canais para entregar sua mensagem?
  • Qual o custo?
  • Como está o mercado no qual está inserido?
  • Quem são os seus concorrentes?

Esses e outros pontos são fundamentais para conseguir alinhar sua abordagem com a necessidade do cliente.

Por falar em cliente, ele representa uma peça chave desse processo.

Logo, é preciso conhecê-lo profundamente.

E quando falamos em conhecê-lo bem, estamos querendo dizer que é preciso ir além de dados demográficos, como sexo, idade e localização.

É preciso que você faça uma pesquisa completa e trace o perfil da sua buyer persona.

Além de dados quantitativos, você tem o compromisso de levantar dados qualitativos para entender bem o comportamento do cliente, seus desejos, objetivos e necessidades, como se comunicam, a linguagem que usam, entre outros aspectos importantes.

Ter esse conhecimento facilita a próxima etapa, a da venda propriamente dita, já você consegue atingir o cliente certo, com o produto certo e nos canais certos, fazendo com que ele enxergue valor naquilo que está oferecendo.

2. Venda

Agora que você definiu seu cliente ideal, então, é hora de encontrá-lo de fato.

Se foi feita uma boa pesquisa e um bom planejamento, isso não vai ser muito difícil.

Afinal, você já deve saber nesse ponto onde ele passa parte do seu tempo online e quais canais irá utilizar para estabelecer um contato entre vocês.

E sabemos que existem várias estratégias para anunciar seu produto para a audiência.

Você pode partir para anúncios mais diretos e objetivos com a publicidade  (Facebook, Instagram, etc.), remarketing, e-mail marketing e por aí vai.

Ou pode optar por uma publicidade mais passiva e fazer com que os clientes encontrem sua empresa ao pesquisarem por soluções em mecanismos de buscas ou redes sociais, através de técnicas de SEO e marketing de conteúdo (blogs, e-books, etc.).

Além de identificar os meios para encontrar o cliente, também é nessa fase que você analisa quais serão as formas de pagamento e como fará para o produto chegar até às mãos do cliente.

3. Pós-venda

Pronto, vendi meu produto. Posso considerar o processo concluído?

Nada disso!

O processo de pós-vendas é tão importante quanto as outras etapas, pois ajuda a garantir o sucesso e a fidelização do seu cliente.

Isso faz com que ele volte a realizar outras compras com você e indique seu produto para conhecidos, aumentando as chances de concretizar novas vendas.

Nesse contexto, independente do canal de comunicação, ter um bom serviço de atendimento ao cliente é essencial.

Envie um e-mail ou faça uma ligação para o cliente após a venda, solicitando um feedback do produto ou oferecendo suporte para uma eventual dúvida que ele possa ter.

Essas pequenas ações servem para construir um relacionamento entre vocês e ajuda a gerar confiança na empresa.

Além disso, o pós-vendas é uma ótima oportunidade para educar seu cliente e oferecer conteúdo de qualidade e relevância para ele.

Aposte em um bom serviço de automação de marketing e vá nutrindo o cliente com posts blog, e-books, infográficos ou qualquer outro tipo de material que você produziu.

Isso ajuda a reforçar a sua autoridade no mercado.

Os 3 pilares para fazer vendas online

Agora que você está por dentro das três etapas do processo de vendas, é hora de conhecer os pilares fundamentais para fazer vendas online.

São os seguintes:

  • Autoridade
  • Confiança
  • Estratégia.

Vamos avançar no entendimento sobre cada um deles agora.

1. Autoridade

A autoridade no universo das vendas online pode ser resumida da seguinte forma: se tornar líder, ser respeitado e ganhar espaço dentro do nicho específico de mercado no qual a empresa está inserida.

Obviamente, para conquistar a credibilidade e confiança do seu público, é preciso que você saiba do que está falando.

Além disso, precisa traduzir todo a experiência e conhecimento adquiridos ao longo do tempo em materiais educativos, de fácil acesso para sua audiência e que, de certa forma, ajudem na solução dos seus problemas.

Dentre os caminhos até essa autoridade, você pode tentar as seguintes táticas:

Criar um blog

Um blog é uma ótima forma de estabelecer autoridade, porque você consegue entregar conteúdo e educar a sua audiência sobre seu mercado.

Porém, é preciso ter em mente dois elementos vitais para que seu blog traga benefícios de fato:

  • Relevância: o conteúdo deve estar alinhado com os interesses da audiência
  • Frequência: é preciso ter uma certa periodicidade na oferta desse conteúdo de qualidade.

Manter um blog com frequência de postagens indica que seu site está sendo atualizado. Cada nova página é um sinal de que ele está ativo.

O Google rastreia essas alterações e acaba recompensando seu esforço ao classificar melhor as suas páginas nos resultados de pesquisa.

Nessa mesma linha, o blog também oferece a oportunidade de classificar palavras-chaves mais especificas, conforme o interesse do seu público.

Não é apenas o fato de que alguém procurando pelo que você escreve terá uma chance maior de encontrar seu site e sua empresa, o que já é ótimo.

Você também pode criar links internos vinculando as páginas de produtos com o conteúdo dos posts, fortalecendo ainda mais seu website e qualificando as conversões.

Mas qual a frequência ideal?

Não precisa ter uma postagem por dia, certamente.

Uma ou duas vezes por semana representa uma estratégia que já pode trazer bons resultados.

Apenas se certifique de postar regularmente sobre tópicos interessantes ao seu público.

Gravar vídeos

Esse é um dos formatos de conteúdo que mais gera engajamento com a audiência.

O vídeo, ao contrário do texto para blog, confere um pouco mais de dinâmica para o conteúdo.

Também consegue aumentar a empatia com o público, já que humaniza, dá um rosto para o conteúdo.

Além disso, o formato pode atacar um problema compartilhado por grande parte dos consumidores: a falta de tempo.

Como muitos têm uma rotina atarefada, se estiverem navegando pelo seu e-commerce, provavelmente desejarão digerir as informações o mais rápido possível para decidir se devem fazer a compra ou não.

E veja só: 33% das pessoas escolhem assistir a vídeos para aprender sobre produtos. Então, facilite para elas.

Vídeos podem demonstrar de forma muito mais clara o funcionamento do produto do que tediosas descrições de texto, influenciando de modo positivo na tomada de decisão do consumidor.

Além disso, não se esqueça do poder do vídeo como resultado de buscas realizadas pelos usuários na internet.

Tanto é assim que o Google dá cada vez mais destaque a ele nas sugestões apresentadas às pesquisas dos usuários.

Isso sem falar no YouTube, tradicional plataforma de vídeos que hoje ocupa o segundo lugar entre os mecanismos de buscas mais utilizados.

Disponibilizar conteúdos de qualidade gratuitamente

Seja posts no blog, vídeos tutoriais, e-books, infográficos ou qualquer outro formato, é imprescindível que você disponibilize esse conteúdo gratuitamente para o seu público.

Com a oferta constante de materiais ricos e de qualidade, além de você conseguir educar e nutrir o relacionamento com seus clientes, você também contribui para despertar o gatilho mental da reciprocidade.

Isso significa que o cliente fica com a sensação de que deve retribuir o favor.

Ou seja, como você o ajudou a resolver um problema específico com seu conteúdo, ele fica mais propenso a realizar a compra.

2. Confiança

A confiança, assim como a autoridade, está relacionada sobre como seus clientes enxergam a sua marca.

Assim, precisa de tempo e esforço contínuo para ser conquistada.

Então, para garantir credibilidade no mercado, é preciso seguir estes passos:

Ser acessível

Como sabemos, nas vendas online, não é possível manusear ou experimentar o produto antes da compra.

Isso torna natural o fato de os consumidores terem dúvidas relacionados ao item.

Portanto, é preciso que sua equipe de vendas esteja acessível desde o primeiro contato, seja ele por e-mail, telefone, redes sociais ou outros canais.

Um atendimento solícito ao cliente contribui para que ele confie na sua solução e não tenha medo de confirmar a compra.

Entregar o que está prometendo

Imagine o quão frustrante é comprar algo pela internet, depositar expectativa naquele produto e, quando ele finalmente chega, não ser nada daquilo que você esperava.

Acontece bastante, tanto é que existe o chamado direito de arrependimento.

Assim, uma das principais formas de criar confiança é ser honesto nos anúncios e entregar para o seu cliente o que realmente está prometendo.

Agir eticamente evita que sua empresa seja alvo de críticas e até processos por propaganda enganosa, o que seria péssimo para a reputação.

Usar depoimentos de clientes

Ao usar depoimentos de clientes que estão satisfeitos com seus produtos, você está conferindo uma prova social de que eles realmente funcionam e trazem benefícios reais.

Além disso, sabemos que a opinião de terceiros pode ser decisiva para a tomada de decisão relacionada a uma compra.

Basta pensar na sua própria experiência.

Quantas vezes você procurou por referências da empresa através de amigos, familiares ou até mesmo sites de reclamações?

3. Estratégia

Como você já deve ter percebido, existe uma infinidade de estratégias que pode usar para engajar a audiência e manter um relacionamento duradouro e rentável com ela.

Porém, mais importante do que saber quais usar, é entender como e quando colocá-las em prática para estimular as vendas online.

Não existe o jeito certo para vender na internet, mas selecionamos algumas das principais estratégias que você pode adotar para encontrar seu cliente em potencial.

Fique ligado!

Facebook

O Facebook é a das formas mais segmentadas de publicidade.

Você pode anunciar seus produtos com base na idade, sexo, interesses, comportamento e localização dos usuários, entre outros filtros.

Assim, quando configurado corretamente, pode contribuir muito para aumentar a geração de leads e, consequentemente, promover as vendas online.

Você também pode usar o Facebook para reforçar a lealdade dos clientes.

Como? Educando-os sobre seus produtos ou serviços, além de interagir diretamente com eles para fornecer suporte rápido a perguntas e comentários

E tem mais: mesmo que eles não estejam clicando em seus anúncios, a visibilidade contínua em seu feed de notícias aumenta a eficiência e o engajamento, o que cria mais oportunidades de vendas no futuro.

Copywriting

Copywriting se refere à habilidade de criar descrições para seus produtos que sejam atrativas o suficiente para incentivar o usuário a tomar a decisão de compra.

Você pode ter um site com ótimo design e os melhores produtos, mas se você não fizer um copywriting convincente, a conversão pode não acontecer.

Portanto, é preciso que a linguagem esteja alinhada com os interesses da sua persona para gerar identificação e desejo de compra.

Outra opção é fazer uso de gatilhos mentais para escrever as descrições, como o senso de urgência ou escassez, por exemplo.

E-mail marketing

Se você ainda não adotou o e-mail marketing para fazer vendas online pode estar perdendo várias oportunidades de negócios.

Para ter uma ideia melhor, segundo uma pesquisa da Direct Marketing Association, 72% das pessoas preferem receber material promocional por e-mail do que nas mídias sociais.

Ao contrário do Adwords ou do Facebook, o e-mail marketing serve mais para fortalecer o relacionamento com o cliente do que para encontrá-lo de fato.

Com as ferramentas disponíveis no mercado, você pode usar sua lista de e-mails para alcançar clientes de forma personalizada, com conteúdos e ofertas exclusivas, o que acaba gerando mais empatia e também receitas.

SEO

Uma das grandes vantagens do SEO é que ele não custa nada além de tempo e esforço, e ajuda bastante na sua classificação nos mecanismos de busca.

Basicamente, é preciso ter conhecimento para otimizar seu conteúdo com as boas práticas de SEO e ir acompanhando o desempenho dessas otimizações.

Trabalhando bem palavras-chaves específicas, você aumenta as chances do usuário encontrar a sua empresa online ao buscar por um produto ou informações utilizando tais termos.

Crie landing pages para capturar leads

Antes de concluirmos, temos mais uma poderosa dica para a sua estratégia de marketing digital.

Que tal utilizar seu site, blog ou redes  sociais para se aproximar da audiência, garimpar leads e garantir novos clientes?

Faça isso em artigos ou ao apresentar promoções, obtendo seu contato para, depois, promover abordagens mais direcionadas.

Seja com um e-book, infográfico ou newsletter, caprichar na landing page aumenta muito a chance de confirmar as conversões desejadas.

Veja os três passos básicos para criar a sua:

  1. Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.
  2. Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.
  3. Publique: para terminar, é só publicar no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Acreditamos que, ao final da leitura, você esteja mais bem preparado para negociar seu produto da melhor forma possível no universo digital.

Certifique-se de conhecer bem seu cliente ideal para conseguir alinhar perfeitamente seu processo de vendas com a jornada e os interesses do consumidor.

Isso vai qualificar a sua estratégia e aumentar as chances de conversão.

Data Literacy: Nova economia requer profissionais alfabetizados em dados para diferentes áreas

A utilização de dados por organizações dos setores público e privado vem ganhando cada vez mais espaço e importância para diferenciais estratégicos competitivos, consolidação de resultados e transparência. Diante da presença crescente dos números, índices e estatísticas em todos os lugares, inclusive acessíveis ao público final – seja ele consumidor ou cidadão – a alfabetização de dados é uma vertente a ser considerada para profissionais de diferentes setores da nova economia, uma vez que passa a ser essencial saber fazer a leitura, análise, gerenciamento e argumentação dessas informações.

Grandes adaptações e transformações ocorrem no setor público, nas esferas federal, estadual e municipal. Enquanto os portais de transparência sobre o uso de recursos públicos se consolidam, desde o início da pandemia, os painéis com números dos casos, mortes, recuperados e vacinados em relação à  Covid-19, tornaram-se ferramentas analíticas de rotina acessíveis para monitoramento e tomadas de decisões por parte dos governantes e de fiscalização para a sociedade. No entanto, uma das principais mudanças aconteceu na legislação, por meio da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

Essa geração de volumes massivos de dados proporciona iniciativas privadas de empresas que atualmente ofertam uma infinidade de produtos e serviços já presentes no nosso cotidiano, e que são aperfeiçoados com base nas informações e experiência do usuário – agora mais fiscalizadas pela LGPD. Essa inundação de dados no mercado, entretanto, transbordou a realidade dos profissionais de Tecnologia e alcançou todas as áreas, tornando-se fundamentais para o desenvolvimento de estratégias operacionais, comerciais e de marketing, por exemplo, por parte de funcionários de diferentes níveis hierárquicos, em companhias de ramos de atuação diversos.

De acordo com a pesquisa Global State of Enterprise Analytics 2019, 60% das empresas no Brasil já utilizam Data & Analytics, e esse número tende a crescer rapidamente. Por isso a necessidade real de uma alfabetização de dados para ajudar cada colaborador a entender com que tipo de informação está trabalhando, como pode extrair os melhores insights sem ferir a lei e, principalmente, fazer a pergunta certa aos dados que têm nas mãos. A LGPD exige controles claros, planos de comunicação (em casos de incidentes), relatórios e auditoria. Dessa forma, um corpo funcional alfabetizado em dados estará muito mais preparado para lidar com essas demandas.

Como cidadãos, temos a obrigação de entendermos e questionarmos os dados e informações que chegam até nós, seja através de um portal de notícias, um telejornal ou uma simples troca de mensagens. Nas empresas, verifica-se hoje, uma preocupação em iniciar programas de alfabetização de dados para os seus colaboradores, inclusive, muitas delas criando programas para esse fim. Entretanto, a grande maioria não sabe por onde começar, e aí é que entra um programa mundial denominado Data Literacy Project, liderado por grandes empresas do setor, que possui um conteúdo gratuito para iniciar questões básicas, desde a metodologia até os treinamentos. Esse programa pode ser acessado em www.thedataliteracyproject.org.

E também, no âmbito acadêmico, empresas privadas realizam parcerias com universidades para a disponibilização dos conteúdos, materiais e treinamentos aos alunos e professores. O objetivo das parcerias destas instituições é democratizar o conhecimento e preparar os estudantes, que são a próxima geração a adentrar no mercado corporativo, formando uma geração dotada de diferenciais e habilidades essenciais para a nova realidade das companhias.

Portanto, independentemente do programa, o importante é o conhecimento. E esse conhecimento, mais do que uma mera formalidade acadêmica ou corporativa, é vital para o negócio e para a empregabilidade das pessoas.

Métodos de análise avançada de dados

Mais do que captar e disponibilizar informações organizacionais, as empresas estão incorporando ferramentas que permitem realizar uma análise avançada de dados. Para, assim, conseguirem prever cenários antes mesmo de tomar as suas decisões.

Cada vez mais as organizações estão se dando conta da importância de gerenciar o negócio baseando-se em dados. São eles que demonstram a realidade da empresa e permitem promover melhorias no processo como um todo.

Se antes essas informações eram captadas de forma manual, hoje existem ferramentas que realizam o trabalho automaticamente. E, entre as soluções tecnológicas, há aquelas que, mais do que mostrar o cenário interno, prevêem tendências de mercado e evitam riscos.

Mas afinal, o que é e quais são os benefícios da análise avançada de dados? Abordaremos esse assunto a seguir, assim como mostraremos os principais métodos para realizar esse trabalho com eficiência.

O que é e qual a importância da análise avançada de dados para as empresas?

A análise avançada de dados consiste em um conjunto de técnicas, ferramentas e métodos analíticos que permitem prever tendências, padrões, comportamentos e eventos futuros. Com isso, as empresas podem conduzir mudanças baseando-se em fatos reais.

Conhecida como Advanced Analytics, ela leva a empresa além do Business Intelligence, pois trabalha com algoritmos e análises complexas que oferecem respostas detalhadas. Garantindo, assim, decisões mais assertivas.

Com a análise avançada de dados, é possível ter acesso às informações sobre mudanças de mercado antes ou conforme elas estão ocorrendo. Logo, as empresas passam a ser mais responsivas, evitando prejuízos.

Para o setor de Marketing, por exemplo, ela é essencial. Tendo em vista que parte do seu trabalho envolve a compreensão das preferências do consumidor e a descoberta de novas necessidades de mercado. Logo, auxilia no planejamento de estratégias e campanhas muito mais precisas.

Os profissionais que trabalham no estoque também podem se beneficiar da análise avançada de dados. Ao comparar a quantidade de produtos que saíram com as vendas, os pedidos anteriores e outros conjuntos de dados, é possível agilizar o processo de realização de novos pedidos para que não falte nada. Assim como reduzir o desperdício gerado pela compra de materiais que não serão vendidos a curto prazo.

Outras vantagens da análise avançada de dados são:

  • Suporte para decisões comerciais;
  • Agilidade no desenvolvimento de novos negócios;
  • Tomada de decisão oportuna e precisa;
  • Popularização e fácil acesso aos dados.

Além disso, os especialistas em ciência de dados podem se focar em projetos estratégicos, não precisando mais perder tempo com análises de informações e projeções de mercado.

Conheça, abaixo, os métodos mais utilizados para realizar uma análise avançada de dados.

Os principais métodos de análise avançada de dados

1 – Análise descritiva

Esse modelo de análise avançada de dados permite compreender eventos e processos em tempo real. Um exemplo de uso é nos casos de análise de crédito. Ele possibilita conferir informações do cliente e, através disso, avaliar riscos e definir taxas de juros.

A análise descritiva, porém, não julga valor. Ou seja, permite visualizar as informações do passado e entender o impacto naquele momento. Não relacionando, portanto, com ações futuras.

Com ela, é possível responder a perguntas como:

  • Quais produtos os clientes costumam comprar juntos?
  • Como foi o gráfico de vendas ao longo do ano?
  • Qual produto vendeu mais no primeiro semestre?

2 – Ciência de dados

Apesar de semelhante à análise descritiva, a ciência de dados é um método um pouco mais complexo. Ela permite peneirar dados para descobrir padrões e correlações desconhecidas.

Trata-se de um processo exploratório e aprofundado para entender o cenário e responder a perguntas que, à primeira vista, não seguem uma lógica.

3 – Mineração de dados

A mineração de dados é um processo de classificação que utiliza conjuntos grandes de informações para identificar padrões e estabelecer correlações ocultas. Um dos seus diferenciais é o fato de permitir que as empresas realizem previsões, as quais irão impactar o seu negócio no futuro.

Com isso, conseguem tomar as providências cabíveis, seja contendo seus investimentos ou adiantando lançamentos.

4 – Análise preditiva

Esse é um dos modelos mais conhecidos de análise avançada de dados. Ele estuda correlações ocultas entre fatores e resultados e, com base nessas informações, prevê cenários futuros. Com isso, permite tomar decisões mais precisas.

A análise preditiva utiliza diversos métodos para obter esse conteúdo, incluindo:

  • Dados estatísticos;
  • Histórico;
  • Mineração de dados;
  • Inteligência Artificial.

Com ela, é possível projetar comportamentos do público e do mercado, bem como prever tendências de consumo e flutuações da economia. Ela permite, por exemplo, ter uma ideia de quantos clientes irão procurar um comércio no próximo semestre ou estimar a elevação no faturamento, caso a temperatura atinja a marca de 40 graus.

5 – Simulação e otimização

A simulação imita a operação e as características de um processo, resumindo os resultados que serão obtidos. Já a otimização prioriza as opções de decisão com base em um índice de desempenho-chave.

É possível, por exemplo, projetar uma rota para as entregas de um restaurante. Para isso, é feita uma simulação dos processos de tráfego e pedidos para, depois, otimizar a rota e selecionar a opção que permite entregar mais produtos em um menor espaço de tempo.

Por que a sua empresa deve investir em uma ferramenta de análise avançada de dados?

A análise avançada de dados pode ser utilizada para impulsionar mudanças e melhorar as práticas do negócio.

Enquanto as ferramentas tradicionais examinam os dados históricos, a fim de conhecer a realidade da empresa, as opções avançadas permitem prever comportamentos futuros.

Logo, as empresas podem realizar análises hipotéticas para prever os efeitos que determinadas mudanças ou novos produtos poderiam gerar no mercado. E, com isso, tomar suas decisões de forma estratégica, visando resultados mais satisfatórios para o negócio.

Como incentivar a análise e interpretação de dados

Os processos de análise e interpretação de dados estão entre os mais importantes no cenário atual. Isso porque a quantidade de informações disponíveis é muito grande. E é preciso saber como, em meio a isso tudo, gerar conhecimento para a produção de insights acionáveis e tomada de decisões ágeis.

É comum as empresas contarem com diversas fontes de dados. Além disso, as informações são captadas nos mais variados formatos, desde arquivos fechados até planilhas de Excel. Sem análise e interpretação de dados, o conteúdo é visto somente como números, não ganhando a utilidade adequada para um negócio.

Sendo assim, é importante que todos os níveis de uma empresa tenham ciência da importância de contar com a análise e interpretação de dados. Desta forma, garante-se a obtenção de informações valiosas e que farão a diferença para o sucesso da organização.

Saiba o que, afinal, são os processos de análise e interpretação de dados e os benefícios que eles oferecem à empresa. Conheça também os principais métodos usados para colocar estas atividades em prática.

O que é análise e interpretação de dados?

A análise de dados costuma ser conectada aos objetivos e à natureza da empresa. Para que as informações ganhem ainda mais significado, é essencial realizar a sua interpretação. Esta consiste na realização de diversos processos com foco em obter insights e reconhecer padrões e comportamentos emergentes.

Logo, a análise e interpretação de dados refere-se à implementação de uma série de processos, na qual as informações são revisadas para se chegar a uma conclusão.

As etapas do gerenciamento de dados têm como objetivo ajudar as pessoas a entender os dados numéricos que foram coletados, organizados e disponibilizados. Com o resultado final, é possível melhorar processos, identificar dores e buscar o crescimento do negócio.

Mas afinal, por que é importante realizar a análise e interpretação de dados? Descubra:

Quais são os benefícios que a análise e interpretação de dados oferecem às empresas?

1 – Tomada de decisão informada

A tomada de decisões com base em dados analisados e interpretados aumenta suas chances de sucesso. Isso porque as informações transmitem com clareza o cenário atual, permitindo a criação de metas realistas.

Tal atividade tende a ser um processo cíclico. Ou seja, podem surgir novas questões e condições que precisam ser estudadas mais a fundo. Para, assim, dar o próximo passo.

2 – Identificação de tendências

As informações obtidas através da análise e interpretação de dados têm a capacidade de definir tendências. Analisando, por exemplo, as vendas dos seus produtos; a empresa consegue identificar lançamentos que poderão ter uma boa aceitação junto aos clientes.

Esse resultado não é benéfico apenas para o negócio que vende o produto. Mas também para os fornecedores, que saberão do aumento da demanda da matéria-prima.

3 – Eficiência de custos

A implementação adequada dos processos de análise e interpretação de dados pode fornecer às empresas maior eficiência de custos. Os resultados finais devem alertar sobre a necessidade de reduzir ou aumentar investimentos para uma saúde financeira positiva.

A análise pode, por exemplo, demonstrar que, ao invés de contar com profissionais para realizar diversos testes em um produto específico, é possível fazer um único teste mais aprofundado. Isso leva à otimização de recursos, o que poderia elevar ainda mais a escala de produção e, consequentemente, o faturamento.

4 – Previsão clara

As empresas que coletam e analisam seus dados obtêm maior conhecimento sobre si mesmas, seus processos e desempenho. Logo, conseguem identificar desafios e adotar rapidamente medidas para superá-los.

Os principais métodos de análise e interpretação de dados

Há dois principais métodos para as empresas realizarem a análise e interpretação de dados. São eles:

1 – Análise qualitativa

Na análise qualitativa, os dados não são descritos por valores ou padrões numéricos, mas através de contextos. Geralmente, as informações são coletadas por meio de diversas técnicas e facilitam a geração de insights.

Um dos diferenciais desse método é que as descobertas são agrupadas em tópicos e categorias. Desta forma, identifica frequências, médias e níveis de diferença entre os dados.

O relatório criado a partir de uma análise qualitativa tende a ser de mais fácil compreensão pelo usuário leigo.

2 – Análise quantitativa

Se a análise qualitativa pode ser resumida como “contextual”, a quantitativa é “numérica”. Ela consiste em uma série de processos que disponibilizam dados numéricos para serem analisados. Aqui, as empresas obtêm os insights através de:

  • Modelagem estatística;
  • Desvio padrão;
  • Média;
  • Mediana.

Esse método tem como objetivo identificar temas e padrões, e não gerar análise minuciosa sobre determinado assunto.

Como a Abyt Holder pode auxiliar na realização da análise e interpretação de dados?

Apesar de serem comprovados os benefícios dos processos de análise e interpretação de dados, nem todas as empresas estão aptas a realizá-los. Seja porque não possuem profissionais capacitados ou porque não contam com as ferramentas mais adequadas.

Nesse cenário, a consultoria da Abyt Holder surge como a melhor opção. A empresa pode auxiliar desde a escolha da ferramenta para a interpretação correta dos dados até o treinamento das equipes.

A capacitação do time atua com a chamada “alfabetização de dados”, que consiste na habilidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com base em informações. Ela é essencial,e a Abyt Holder pode incorporar essa cultura em todos os níveis empresariais.

Quanto à ferramenta, toda a parte de análise e interpretação de dados pode ir por água abaixo caso a tecnologia seja inadequada. Isso porque é importante que o processo seja eficiente do começo ao fim. Ou seja, caso a captação dos dados seja incompleta, não é possível interpretar o cenário integralmente, bem como gerar insights consistentes.

Logo, a consultoria da Abyt Holder auxilia as empresas a realizarem processos mais adequados e, com isso, terem chances maiores de obter vantagem competitiva.